Lombo de Porco Recheado com Banana e Cuscuz Marroquino com Açafrão e Frutas Secas



















Oi, gente! Antes de mais nada, eu quero desejar a todos um Feliz Natal! Com tudo o que ele implica! E lembre-se que Natal não é sinônimo de presente!!!! Natal é sinônimo de Nascimento...para o novo, para uma vida nova, iluminada...nascimento de uma nova pessoa, de novas formas de ver o mundo ( e quem sabe ajudar a deixá-lo melhor?)! É sinônimo também de PAZ, ESPERANÇA, RENOVAÇÃO E COMUNHÃO! Comunhão entre povos, pessoas, família! Você já contou ao seu filho a verdadeira história do natal? E a do Papai Noel? Conte...ensine...faz um bem enorme para ti, para a criança e para crença no Espírito de Natal...conte...porque enquanto houver uma pessoa que crê, o Espírito de Natal não findará!!!

Nesta ceia, resolvi fazer uma receita que vi no programa COZINHA PRÁTICA - especial de Natal! Adorei assistir...e fiquei com água na boca só de olhar! Então, decidi que este seria o prato principal da ceia. Mas não fique triste não...se come porco TAMBÉM NO ANO NOVO! Então, se tiveres vontade, faça! Ficou delicioso!

ATENÇÃO: Vou colocar a receita DO LOMBO TAL E QUAL está no site, pois se você tiver preguiça de ir lá, já está aqui! Porém SUGIRO QUE VOCÊ VÁ LÁ, porque tem o VÍDEO, no qual a Rita Lobo ensina direitinho a fazer! O CUSCUZ, fiz como eu achei melhor e de modo que combinasse com o sabor agridoce do lombo.

O LOMBO:

Para fazer a marinada:


Você vai precisar de:

1 peça de lombo de 1,3kg (sem a capa de gordura)
1 abacaxi
1/2 pimentão vermelho sem semente
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de vinho branco (eu usei tinto seco - não tinha o branco!)

Faça assim:

 
Descasque e corte o abacaxi em pedaços médios. Fatie o pimentão em tiras finas. Bata no liquidificador até formar um suco rosado. Sobre uma tigela, passe o suco pela peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Despreze as fibras.
Em uma tigela, misture o vinho branco com uma xícara de chá do suco de abacaxi com pimentão e reserve o restante na geladeira.
Para abrir o lombo em uma manta retangular, coloque a peça sobre a tábua com uma das pontas de frente para você. Da direita para a esquerda, com uma faca bem afiada, corte na metade ao longo de toda a lateral, até chegar a cerca de 3cm do fim – imagine que você vai abrir as duas metades, como se fosse um livro. Se for canhoto, corte da esquerda pra direita. 
Cubra a manta aberta com filme. Com uma panelinha pesada (ou com um batedor de carne) bata e ao mesmo tempo empurre a carne do meio para as laterais. O objetivo é ir afinando o lombo, até que fique com cerca de 1,5cm de espessura. Cuidado para não afinar demais a carne.
Transfira a carne para uma assadeira e espalhe o açúcar mascavo, massageando bem os dois lados. Regue a carne com a mistura de vinho e suco de abacaxi com pimentão, cubra com filme e deixe marinar fora da geladeira por apenas 30 minutos. Se quiser deixar a carne marinando por mais tempo, leve à geladeira, mas não deixe passar de 4 horas.

Como preparar o lombo:


Você vai precisar de:


500g de bacon fatiado
3 dentes de alho
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de cominho 
2 bananas-da-terra maduras
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Barbante de algodão (para amarrar)

Faça assim:


Cerca de 20 minutos antes de assar o lombo, preaqueça o forno a 250ºC (temperatura alta). Sobre a tigela com o suco reservado, coloque um escorredor ou peneira grande. Transfira o lombo e deixe a marinada escorrer. Junte também a marinada que ficou na assadeira.
Enquanto isso, em um pilão, bata os dentes de alho com o sal e o cominho até formar uma pastinha.
Cubra com filme uma superfície de trabalho maior que a manta de lombo. Sobre o filme, sobreponha as fatias de bacon, formando um escama (deixe o lado com mais gordura para cima), até criar um retângulo um pouco maior que o tamanho da manta.
Coloque a manta escorrida sobre a camada de bacon, com a lombada (o meio que não foi cortado) paralelo às tiras. Centralize a manta e espalhe a pasta de alho e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Descasque as bananas e corte uma ponta de cada, na diagonal para facilitar o encaixe de uma na outra. Coloque as bananas a cerca de três dedos da borda da manta, no sentido perpendicular ao bacon. Tempere as bananas com sal e pimenta-do-reino e enrole o lombo, com auxílio do filme, apertando para ficar bem justinho.
Corte 10 pedaços do barbante, com cerca de 15cm cada, e distribua na assadeira com 3cm de espaço entre cada um. Coloque o lombo, com a emenda para baixo, sobre os barbantes. Amarre as pontas de cada com um nó e corte as sobras.
Leve ao forno preaquecido por apenas 18 minutos. Isso serve para selar a carne e evita que ela resseque ao assar. Após os 18 minutos iniciais, retire a assadeira do forno e cubra com papel-alumínio. Reduza a temperatura para 160ºC (temperatura baixa) e volte o lombo para assar, coberto, por mais 40 minutos.

Para o molho e a montagem:


Enquanto o lombo assa, prepare o molho. Numa panela média, junte a mistura reservada do líquido da marinada com o suco de abacaxi e leve ao fogo alto. Com uma concha, retire a espuma que for se formando na superfície. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue.

Retire o lombo do forno, transfira para uma tábua, mas mantenha coberto com o papel-alumínio. Junte cerca de 3 a 4 colheres dos líquidos que se formaram na assadeira ao molho e volte a panela ao fogo alto, apenas para misturar e aquecer bem. Se quiser, passe o molho pela peneira.
Com uma tesoura, corte e descarte os barbantes amarrados no lombo. Sirva a seguir com o molho (eu não servi o molho porque deixei secar a panelinha com ele dentro...se foi o meu molho!!! - eu servi com o cuscuz!)



O CUSCUZ

Você vai precisar de:

1/2 xíc. de chá de cuscuz
1/2 xíc. de chá de água quente
1 col. de café de cúrcuma
1 punhado de uvas passa (não importa a cor)
1 punhado de tâmaras sem caroço picadas
1 punhado de nozes picadas (mas pode ser amêndoas, castanhas, macadâmias...)
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
azeite de oliva extra virgem
1 col. de chá de vinagre balsâmico

Faça assim:

Num bowl, coloque o cuscuz. Meça a xícara de chá, misture nela a cúrcuma e despeje sobre o cuscuz sem mexer. Abafe com uma tampa ou filme plástico e deixe hidratar...sem mexer por 5 minutos. Passado este tempo, coloque um fio de azeite de oliva e mexa só um pouco com um garfo, para soltá-lo. A partir daí, misture os demais ingredientes, tempere com o sal e a pimenta do reino e faça a guarnição do lombo. Sirva.



Bem, espero que tenham gostado! Nós aqui, amamos!
Um Feliz Natal a todos!
Um beijo...e um queijo!

Antepasto de Berinjelas





Este antepasto faz sucesso! É gostoso, saudável, leve e fresco! Ótimo para as festas de final de ano e para aperitivo de fim de tarde...imagina: torradinhas com este antepasto, cervejinha gelada...hummmm!  Prove você também!!!

Você vai precisar de:

1 berinjela média 
Azeitonas verdes
Azeite extra virgem de Oliva
Sal q.b*.

Faça assim:

Corte a berinjela em fatias. Abafe-a em banho-maria até ferver e cozinhar - sem desmanchar! Dê um leve "pulsar" no liquidificador apenas para quebrá-la...não para virar patê! Pique azeitonas a gosto (umas 15-20) e incorpore à berinjela. Salgue a gosto e coloque azeite de Oliva (+/- 1 a 2 col. de sopa). Sirva sobre torradinhas.


*q.b = "quanto baste".

Por hoje é isso, queridos!
Um beijo...e um queijo!

Pão de Linhaça e Chia






Hoje, aqui em casa, foi dia de fazer pão! E pão delícia! Este pão é muito bom, as crianças adoram e...sua receita SEMPRE dá certo. Já fiz em outras versões, como AQUI,  AQUI e AQUI. e e todas ficaram muito boas! Hoje, resolvi publicá-lo porque me dei conta de que não o tinha feito ainda!!!! Como não???? Esqueci!!! Então, para quem quiser um pão extremamente saudável (para ser completo, só faltou ser integral!), tá aqui!
Para saber mais sobre a LINHAÇA, clique AQUI. E para saber mais sobre as propriedades nutricionais da CHIA, clique AQUI.

Você vai precisar de:

30 gr. (2 tabletes) de fermento para pão em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de leite morno
1 xíc. (chá) de água morna
1 xíc. (chá) de óleo (um pouquinho menos)
1 col. de sopa de manteiga em temperatura ambiente

2 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa de sal
3 ovos
1 xíc. de chá de farinha de linhaça dourada
1/2 xíc. de chá de sementes de chia
1 kg de farinha de trigo +/- (até dar o ponto)


Faça assim:

Em uma tigela, esfarele e misture o fermento no leite morno até desmanchar. Adicione os demais ingredientes nesta mesma tigela, exceto a farinha.

Passe para uma "bacia", e coloque farinha mexendo sempre até ficar em ponto de amassar com as mãos. Lave bem as mãos e amasse, misturando bem tudo. Faça uma bola dentro da bacia e tape, colocando no forno FRIO para crescer por uma hora mais ou menos. Retire, e amasse sobre uma superfície plana, colocando mais farinha conforme for necessário. Modele os pães, e deixe crescer por mais 30 min. dentro do forno. Ligue o mesmo, a 180°C e coloque os pães para assar até que fiquem bem douradinhos - no meu forno deu 30 minutos.

Por hoje é isso, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Bolo Salgado sem Glúten e (quase) sem Lactose




Esta receita é básica para se colocar "n" sabores! É só trocar o recheio! As modificações para a versão normal (com glúten e com lactose) colocarei abaixo, no item "OBS".
O bolo fica muito bom, e o recheio pode ser bem variado: pode ser aquela carne moída que sobrou do almoço; pode ser de sardinha, de salada...use a criatividade!

Você vai precisar de:

2 xícaras de chá de leite (usei Elegê 90% menos lactose)
1 xícara de chá óleo
3 ovos
1 xícara de chá de amido de milho (usei maizena)
1 xícara de chá de farinha sem glúten (mistura pronta para a substituição em bolos, pães, massas...eu usei "Mistura Fácil" da marca Sabor Vital)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 col. de sopa de sal

Faça assim: 

Bata tudo no liquidificador. Reserve. Unte uma fôrma média.

Recheio: Pique 1 cebola pequena, 2 tomates, 1/2 pimentão vermelho.  Coloque numa tigela e adicione100 gr. de queijo fresco ralado (aqui foi usado queijo de ovelha da Casa da Ovelha, tipo pecorino toscano fresco) e 100 gr. de presunto ralado. Misture e reserve.

Montagem : Coloque a metade da massa na forma. Espalhe em seguida o recheio por cima. Coloque em cima do recheio a outra metade da massa. Leve ao forno por 30-40 minutos ou até assar e ficar dourado. 
OBS: Para fazer o bolo de forma normal, é só trocar a farinha especial por farinha de trigo normal , usar leite integral normal e o queijo que mais lhe agradar (mussarela, prato, fontina, gruyére...)


Por hoje é isso, amigos!
Um beijo...e um queijo!