Lasanha de Espinafre...para uma segunda feira SEM CARNE!!!







Oi, amigos! Sim...segunda feira sem carne! Com este costume que temos aqui no Sul, do Sagrado Churrasco de domingo (onde nos esbaldamos na picanha, no filé, no granito, no coelho, na codorna, na costela suína e bovina...) comemos mais carne do que deveríamos! Então...para dar uma aliviada, resolvi aderir à "segunda sem carne"!  E pensei em fazer hoje uma lasanha de espinafre, que é leve, nutritiva e deliciosa! As crianças olharam meio "enviezado" para a travessa, mas ao colocar a primeira  garfada na boca ouvi um sonoro e delicioso "huuuuummmmmmmmm". Rasparam o prato...isso significa que amaram o almoço! E significa também mais ferro e cálcio para a sua saúde! O  "corpitcho" agradece!!!

Você vai precisar de:

1 cebola média picada
2 dentes de alho médios picadinhos
2 maços de espinafre picados
Salsinha picada a gosto
Cebolinha picada a gosto
3 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 col. de cafezinho de noz moscada ralada
2 1/2 col. de sopa de amido de milho
1 1/2 litro de leite (usei desnatado)
1 pacote de massa para lasanha pré cozida 
400 gr. de queijo mussarella
Pimenta do reino q.b
Sal q.b
Queijo parmesão ralado a gosto.


Faça assim:

Rale a noz moscada. Reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o espinafre, mexa e deixe murchar. Em um recipiente (pode ser um um copo medida grande), coloque o leite e misture o amido de milho nele (precisa estar bem misturado para não embolar!). Despeje o leite por cima do espinafre, mexendo sempre até engrossar e ficar bem cremoso ( se ficar muito grosso, adicione um pouco mais de leite). Adicione a salsinha e a cebolinha. Mexendo sempre, incorpore a noz moscada, a pimenta do reino e o sal a gosto. Desligue o fogo.

Monte:
Unte um refratário com óleo. No fundo deste recipiente, coloque um pouco do creme de espinafre. A seguir, coloque uma camada de massa de lasanha, uma de creme de espinafre, uma de mussarella, uma de massa e assim sucessivamente, terminando com mussarella. Salpique o parmesão. Leve ao forno médio (180ºC) por 30 minutos, ou até que esteja gratinado.


E aí? Super bom, não é? 
Por hoje é isso! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Pão integral da Bela - que é fera!!!







Oi, amigos! Nunca tinha ouvido falar na BELA GIL, filha do Gilberto Gil e irmã da Preta Gil...nunca! Até que um dia o canal GNT anuncia um programa: "BELA COZINHA"! Fiquei pensando...quem é essa fulana? Pois bem...já no primeiro programa, apaixonei! De cara...simples assim!!! Essa moça, que estudou a filosofia macrobiótica, a vegetariana e a Ayurveda, é formada em nutrição nos EUA - e manda muito bem! Ela sabe do que fala...ela argumenta e...convence!

"Em NYC ela descobriu que as escolhas alimentares afetam não somente a nossa saúde mas a de todo o planeta. Para Bela, comer bem é um ato de compaixão consigo mesmo e com o meio ambiente. 
Sua base culinária é a comida de verdade ou seja, o alimento na sua forma mais natural possível, sem aditivos químicos ou ultra-processados. Já a sua nutrição tem como princípio a utilização dos alimentos como forma de prevenção e cura de doenças".

Sabendo de uma pessoa assim, que pensa como EU PENSO e vive o que pensa, como não amar? Como não seguir???

Então hoje, deixo com vocês, a receita do seu pão integral! Muito saboroso...muito nutritivo! As crianças gostaram bastante!  ‪#‎EuNoLivroBelaCozinha


Você vai precisar de:

4 xíc.de chá de farinha de trigo integral 
3 col. de chá de fermento biológico seco 
2 ½ xíc. de chá de água morna
1 col. de chá de sal 
1/3 xíc. de chá de óleo de coco
2 xíc. de chá de farinha de trigo branca


Faça Assim:



Numa tigela misture a farinha integral, o fermento e a água com a ajuda de uma colher de pau. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por trinta min.- de preferência em um lugar sem vento, como por exemplo o forno de microondas.  Adicione o sal, o óleo e a farinha branca. Misture com as mãos até a massa ganhar forma. Cubra com o plástico e leve crescer novamente por mais 30 min. UNTE 2 FORMAS DE PÃO. Leve a massa para uma superfície lisa polvilhada com farinha e amasse muito bem por volta de dez minutos. Adicione mais farinha se precisar. Corte a massa em 2  e modele os pães. Distribua a massa entre as formas. Deixe a massa descansar por uma hora em um lugar morno. Ligue o forno à 180ºC e coloque os pães pra assar por 40 - 50  minutos. Retire do forno e retire da forma antes de esfriar completamente.


Então...era isso por hoje! Façam que vocês não vão se arrepender!
Um beijo...e um queijo!

Bolo de Cacau com Amêndoas









Oi, gente! Então...domingo as crianças queriam um bolo de chocolate! Há tempos que eu não uso achocolatado; evito chocolate e prefiro cacau!
Bem, eu havia feito o leite de amêndoas e guardei as sobras da "massa" que sobrou da manufatura do leite. Esta massa contám TODA a amêndoa que foi batida! Vou usar para fazer bolos, pães, biscoitos, colocar em receitas doces e salgadas.
E este bolo é um exemplar disso!

Para fazê-lo, você vai precisar de:

2 xíc. de chá de farinha de trigo
1 xíc. de açúcar demerara
3 ovos
3 col. de sopa cheias de amêndoa triturada (a massa)
1 xíc. de leite morno
3/4 de xíc. de azeite (OU 1/2 xíc. de chá de óleo de coco - eu coloquei)
4 col. de sopa de cacau em pó NÃO ADOÇADO
1 col. de sopa de fermento em pó

Faça assim:

Pré aqueça o forno a temperatura média (180ºC). Unte e enfarinhe uma forma de furo central. Reserve.
Misture tudo numa tigela - menos o fermento - mexendo bem até ficar uma massa homogênea. Adicione por último o fermento e mexa. Despeje na forma e leve assar por 40 minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme depois de frio.

* Eu não fiz , mas se preferir um bolo com cobertura, faça aquela que mais lhe agradar!


Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Arroz doce com leite de Amêndoas




Seguindo a linda de receitas com leite vegetal, quero te sugerir um arroz doce feito com leite de amêndoas! Delicioso e nutritivo!

Você vai precisar de:

800 ml de leite de amêndoas
3 ovos
½ xic. de arroz branco
6 col. de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 col. de café de manteiga
1 casca seca de laranja 
2 paus de canela

Faça assim:

Coloque o arroz cozinhando em um pouco de água, com 1 pitada de sal, 2 col. de sopa de açúcar e a casca da laranja e os paus de canela. Quando a água estiver secando adicione ao arroz, de 1 em 1, conchas de leite mexendo sempre. Ao colocar a última concha (mexendo sempre), deixe só ferver e desligue. Misture em seguida a gemada (de 3 gemas e 4 col. de sopa de açúcar). Acrescente a manteiga. Sirva em taças e polvilhe com canela.

Por enquanto é só, pessoal!
Um beijo...e um queijo!

Mingau de Aveia com Leite de Amêndoas, Coco e Nozes




Oi, pessoal! O que acharam da vitória da Alemanha? Bem merecida, não é? Os jogadores são de primeira, jogaram um futebol sério...mereceram mesmo! Parabéns à Alemanha pela excelente temporada! 

Mas voltando ao "assunto do blog", hoje eu trago um mingau de aveia feito com o Leite de Amêndoas do post anterior! Muito delicioso e  nutritivo! Mesmo! Foi a minha janta! Também...só tem coisa boa na sua lista de ingredientes...como haveria de ser ruim! Receita adaptada DAQUI.

Você vai precisar de:

1 copo americano (200 ml) de leite de amêndoas
2 col. de sopa cheias de aveia em flocos (usei flocos finos)
1/3 de copo de água
1 col. de sopa cheia de coco ralado
1/3 copo de nozes picadas
1 pitada de cravo em pó
1 pau de canela


Para enfeitar: 
3 meias-nozes 
1 col. de sopa de uva-passa (usei branca, que eu tinha em casa) 
canela em pó (esqueci de usar!)
mel ou caldo de cana ou açúcar mascavo 

Faça assim:


Coloque a aveia, a água, o leite, o cravo e a canela em uma panela em fogo alto. Deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 7 min. Mexa com frequência para evitar que a aveia grude no fundo da panela. Quando o mingau estiver pronto, adicione as nozes e o coco. Mexa bem e sirva, decorando com as meia nozes, as uvas passa, e mel ou melado de cana ou açúcar mascavo a gosto.

Muito bom, mesmo!


Por hoje é só, gente!
Um beijo...e um queijo!

Leite de Amêndoas e uma vida mais leve (dentro do possível !)











  


Oi, queridos amigos! Já disse aqui antes, e torno a repetir: estou numa fase mais natureba e saudável! Tentando melhorar a qualidade da nossa alimentação, que já não era ruim! Difícil mesmo é fazer as crianças comerem! Mas aos poucos, creio que chegamos lá! Não estou dizendo que estou me tornando vegana, ou vegetariana...mas tomando conta da QUALIDADE!!! 

Menos açúcar branco (já usava o cristal orgânico), mais açúcar demerara ou de cana; menos azeite, mais óleo de coco; menos refinados, mais integrais ( arroz, farinha, sal, massa...); menos chocolate, mais cacau! Algumas trocas para o bem estar geral! Eu já tenho o costume de reabastecer a geladeira com produtos orgânicos que eu compro na feira livre! Isso inclui farinha integral, legumes, verduras, frutas, grãos, açúcar de cana, ovos...mas há coisas que não se encontra na cidade ainda...por exemplo: quero colocar mais grãos na nossa comida. Procurei painço...só encontrei aquele produzido para dar aos passarinhos ( sem os cuidados necessários e com agrotóxico). O próprio para comer não tem! AGORA, depois que eu me queixei em um armazém que tem aqui, parece que teremos...e da marca Jasmine! 

E assim vamos indo na nossa jornada de longevidade e qualidade de vida! Dia desses eu coloquei no facebook que tinha jogado no lixo um pote de docinhos que haviam de um aniversário que fizemos! Tem gente que ficou "de cara"!!! Mas docinhos fazem mal! para que eu vou me empanturrar durante a semana de veneno, só porque tem que acabar??? Comemos no aniver e deu!!! E também não vou dar para outra pessoa, pensando como eu penso!!!! Nos envenenamos no dia...agora chega! De vez em quando pode... sempre, de jeito nenhum!!!!

E pensando assim, tenho assistido aos programas da BELA GIL, e tenho me deliciado com as comidinhas naturebas que ela faz! Mesmo! Prova disso é que trouxe hoje para vocês este leite de amêndoas, que daqui a pouquinho vai virar um mingau de aveia com uvas passa delicioso!  ‪#‎EuNoLivroBelaCozinha

ABAIXO, trago algumas informações sobre o leite de amêndoas:

Leite de amêndoa é um dos mais nutritivos substitutos do leite disponíveis . Ele não contém gorduras saturadas ou colesterol, mas contêm ácidos graxos ômega-3, por isso é muito bom para o seu coração. Leite de amêndoa é rico em proteínas, 200 ml de leite de amêndoa contém cerca de 1,3 grama de proteína. Uma porção de leite de amêndoa também contém cerca de um grama de fibras.
Uma porção de 200 ml de leite de amêndoa tem baixo teor de calorias, apenas 34 calorias, tem também uma taxa baixa de carboidratos, com apenas 1,18 grama por porção, já em relação às gorduras, é equivalente ao leite de arroz, com cerca de 3 grama de gordura, sendo que a maior parte composta de gorduras boas ao organismo.
As amêndoas são ricas em vitaminas e minerais, por isso o leite de amêndoa não precisa ser fortalecido. Amêndoas contêm vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo. Os flavonoides e o antioxidante vitamina E encontrados no leite de amêndoas ajuda a prevenir o câncer e retardar os sinais de envelhecimento.
Como o leite de amêndoa tem baixa taxa de gorduras e calorias e é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais, é um ótimo substituto do leite para aqueles que gostariam de perder peso.


“ Mas o mérito aqui é mesmo da própria amêndoa. Rica em ômega 3, magnésio e proteína, ela tem quase o potencial nutritivo de uma refeição completa, tanto que seu leite é ingrediente onipresente em shakes que se propõem a substituir te vantagem de somar poucas calorias. Esse, aliás, é seu maior trunfo: o processo que transforma a castanha em leite permite que ele retenha as propriedades nutritivas da noz, enquanto grande parte das calorias vai embora. No final, 200 ml do leite de amêndoas feito em casa contabilizam 117 calorias, quase a mesma quantidade do leite integral de vaca, mas com 10 g de gordura insaturada, contra 6,6 g de gordura saturada do adversário. “É uma fonte de gordura saudável e diminui o colesterol. Pode-se optar por ele em vez de um suco de frutas, que tem alto índice glicêmico. 
As propriedades nutricionais têm feito com que o leite de amêndoas seja recomendado
para consumo nos mais variados horários e com as mais diferentes funções. Daniela Jobst destaca três momentos no dia nos quais ele pode ser tomado: “Antes do exercício, fornece proteína para ganho de massa muscular; no café da manhã, a gordura irá saciar e deixar com menos fome ao longo do dia; à noite, o triptofano ajuda na indução do sono. Pode ser tomado a qualquer momento, só depende do objetivo”.




Para fazê-lo, você vai precisar de:

1 copo  americano de amêndoas crua (200 ml)
4 copos de água (Sugestão:  quem gosta do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)



Faça assim:


Lave as amêndoas, deixe de molho na geladeira em pote tampado de um dia para o outro,  com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, lave as amêndoas e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino ( VOIL- lê-se "voal, ou pano de fralda) ou uma peneira bem fina. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.

* A MASSA QUE SOBROU, que é rica em fibras e nutrientes, você pode usar para incrementar bolos, doces, comidas salgadas, quiches, batidas, sopas... eu, acabei de fazer um bolo de cacau e amêndoas, por exemplo!

Pronto, só isso e você pode se beneficiar de uma maravilha da natureza!

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Pão de Batata










Oi, queridos! Já é notória a minha paixão por pães e como vocês sabem, eu de-tes-to jogar comida fora! Aproveito tudo! E com um purê de batatas que fiz terça feira não poderia ser diferente! Sobrou e ninguém mais comeu! Para onde vai esta batata toda? Para um PÃO DE BATATAS! Fui para a web procurar uma receita e encontrei uma que me agradou bastante...porém não tinha foto! Daí descobri que é receita de uma tradicional confeitaria de São Paulo. Então resolvi testar, porém adaptei-a um pouquinho.


Você vai precisar de:

+/- 1 kg de farinha de trigo
500 gr. de batata cozida e amassada
1 col.(sopa) de fermento biológico granulado de pão
150 g. de açúcar 
1 col. de sopa rasa de sal
150 g.de margarina
2 ovos
quanto baste de água (meio copo)

Faça assim:


Numa tigela, faça a esponja com 100 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água morna (o suficiente para ficar com consistência de papa mole). Cubra com um plástico filme e leve para um lugar onde não tenha vento, nem esteja frio (como no forno de micro-ondas ou o forno comum) para descansar durante 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Faça uma bola e deixe-a descansar de novo coberta com o plástico filme ou um pano durante uns 30 minutos. Após este descanso, faça os pães ou modele-os em bolinhas de 70 g. cada uma e coloque na assadeira untada. Leve ao forno DESLIGADO. Espere crescer até quase atingir o seu dobro. Após este tempo, pincele os pães com gema de ovo batida e leve-os para assar no forno a 180ºC. Esta receita dá 2 pães.

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Pizza Margherita e um Mal que pode ter vindo para o Bem! Mostra a tua força Brasil!!!





Oi, gente! Tudo bem por aí? Aqui tudo ótimo...ainda mais agora que passamos para as semi finais! Não...desta vez eu não corri o risco de infartar...apenas morri de pena do jogador Neymar, por ter sofrido aquele duro golpe nas costas e quebrado uma "asa" da vértebra! Mas são coisas às quais eles estão sujeitos, e sabem disso...porque o futebol, em termos de violência...é dureza!

Empurrões, pontapés (com aquelas garras das chuteiras!!!), carrinhos, cotoveladas, cabeçadas...Jesus...eu não consigo nem me imaginar jogando algo deste calibre! Mas que aquele colombiano... não precisava ter feito aquilo...ah, não precisava mesmo! Golpe baixo, mal intencionado, bandido, criminoso...golpe de desespero! Infelizmente! 

Mas tendos jogadores muito bons em campo, não devemos endeusar o Neymar...até porque é uma carga excessivamente grande para ele carregar ... não dá para colocar todas as expectativas em cima dele, coitado! Ele não é o superman! E também ele não estava jogando tanto assim, não! Ele anda meio apagadinho (ou por conta da marcação cerrada ou por causa da falta de oportunidades) e perdendo vários chutes a gol!  Tem o David Luiz - que está tendo uma atuação brilhante, o Marcelo, o Thiago Silva (que está fora do próximo jogo devido a dois cartões amarelos); o Ramires, o Hulk...enfim...eles SÃO UM TIME...UMA EQUIPE! Não um time DE UM SÓ! O Neymar TAMBÉM DEPENDE DOS OUTROS para poder brilhar! TODOS MERECEM a nossa atenção, o nosso apoio e o nosso grito!!!

Então...estamos quase lá! Vamos torcer, vamos gritar e levá-los à vitória! Com certeza toda a equipe está dando o seu melhor para fazer bonito no próprio país! E para aqueles que estão torcendo para que o BRASIL PERCA, porque "SENÃO AÍ SIM A DILMA VAI SE REELEGER"...digo (e penso) o seguinte (na minha profunda ignorância política): ela já usou a própria COPA para fazer a sua propaganda...o BRASIL GANHANDO OU PERDENDO! Não devemos confundir o amor pelo país, agora representado por este time brilhante com todo o resto! Incentivar sempre o AMOR E ORGULHO DE SER BRASILEIRO - com ou sem PT e sua corja toda! 

POR ISSO:


Mostra Tua Força Brasil !!!

Para você cantar junto!!!!



Vamos soltar o grito do peito

Deixar o coração no jeito
Que aí vem mais uma emoção


Vamos torcer e jogar todos juntos

Mostrar novamente pro mundo
Como se faz um Campeão


Pois só a gente tem as cinco estrelas

Na alma verde-amarela
E só a gente sabe emocionar
Cantando o hino à capela
"Pátria amada, Brasil"


Mostra tua força, Brasil

E amarra o amor na chuteira
Que a garra da torcida inteira
Vai junto com você, Brasil!


Mostra tua força, Brasil

E faz da nação sua bandeira
Que a paixão da massa inteira
Vai junto com você, Brasil!


Mostra tua força, Brasil
E amarra o amor na chuteira
Que a garra da torcida inteira
Vai junto com você, Brasil!


E para a pizza, você vai precisar de:

Massa:


2 1/2 xic. de chá de farinha de trigo
1 col. de chá de sal
1 col. de sopa de azeite
1 e meia col. de sopa de manteiga 
2 ovos
3 col. de chá de fermento em pó
1 xic. de chá de leite

Faça assim:

Misture tudo - eu misturei na batedeira, para deixar a massa bem lisinha. Não precisa assar a massa previamente. Unte a fôrma com margarina e espalhe a massa por toda ela com os dedos ou com uma colher. Reserve.


 Pré aqueça o forno a 180ºC. 

Para a cobertura, você vai precisar de:

1 lata de tomates pelados
1 pitada de sal
Tomates cortados em rodelas finas
Bolas de muzzarella de búfala fatiadas
Folhas de manjericão (que é o certo...eu não tinha, então coloquei folhas de sálvia - ficou bom igual!)
Azeite de Oliva extra virgem
sal, pimenta do reino

Faça Assim:

Coloque a cobertura da pizza na massa ainda crua. Para isso: bata no processador ou no liquidificados a lata de tomates com o sal. Espalhe sobre a massa. A seguir, distribua as fatias de tomates; por cima delas, as fatia de mussarella de búfalla e a seguir, as folhas de manjericão a gosto. Tempere com sal e pimenta do reino. Espalhe um fio de azeite por cima de tudo! Leve ao forno até dourar a massa.

Enjoy!!!


Por hoje era isso, queridos!
Um beijo...e um queijo!

Frittata de Cogumelos com Espinafre e Queijo Minas e um apelo!














Oi, amigos!!! Tudo bem por aí? Por aqui está tudo ótimo AGORA! O tempo melhorou, abriu e o sol deu o ar da sua graça depois de uns dez dias de chuva torrencial! Desta vez, alagou o Estado, caíram barreiras nas estradas, outras desabaram, outras ainda estão intransitáveis devido aos buracos que se abriram! Pontes foram cobertas pelas águas dos rios! Muitas cidades estão embaixo d'água; muitas famílias desabrigadas...em pleno inverno! Muita umidade! Um caos! Quem sabe agora com o bom tempo, as coisas melhorem um pouquinho...por enquanto faço um pedido para que rezemos por estas famílias, doemos coisas que para nós são obsoletas mas que para tantos são essenciais, ajudemos aos que perderam tudo! Isso é legal e nos faz um bem incrível!

Bem...seguindo uma linha saudável-nutritiva, trago hoje uma receita NÃO TÃO BONITA, mas very...very deliciosa e muito nutritiva!!!!! Ela serve bem uma janta para dois, e como complemento para quatro. Faça que eu tenho certeza que vais gostar muito!


Você vai precisar de:

100 gr. de cogumelos "in natura" do tipo Paris (o champignon)
1 punhado grande de espinafre
4 ovos
azeite de oliva
1/2 cebola
1 dente de alho
150 gr. de queijo minas frescal 
sal e pimenta q.b*


Faca assim:

Lave os cogumelos e corte-os em fatias finas. Reserve.  Lave e pique o espinafre. Reserve. Corte o queijo minas em cubinhos. Reserve. Pique a cebola e o alho. Reserve. Em um bowl, bata levemente os ovos com um garfo. Reserve.

Aqueça uma frigideira anti aderente. Coloque um fio de azeite de oliva, e coloque o cogumelo. A seguir, tempere-o com uma pitada de sal e pimenta do reino. Refogue o cogumelo virando-o até secar (ele solta bastante água). Adicione ao refogado o espinafre. Refogue por mais uns 2 minutos. Agora é a vez do queijo. Adicione-o e misture-o, deixando cozinhar por mais ou menos dois minutos. Até que começe a derreter. Por último, vire por cima de tudo os ovos. Tempere de novo com sal e pimenta - pouquinho, heim?! Não mexa por enquanto. Deixe cozinhar bem por baixo. Vire a mistura - não se espante se quebrar - tempere mais um pouco - e cozinhe do outro lado. Fique controlando até cozinhar bem dos dois lados...vire a mistura quantas vezes for necessário para cozer os ovos. Sirva quente.


* quanto baste

Por hoje é só, amigos!
Um beijo... e um queijo!