Lentilhesa ou Molho à Bolonhesa de Lentilhas


Seguidamente te apresento várias sugestões para retirar de vez ou diminuir o consumo produtos de origem animal. Temos que começar a repensar nossos hábitos de consumo...e isso inclui o consumo de carnes e derivados dos animais! Atitude que hoje se faz urgente, visto que a pecuária é uma das principais responsáveis pela mudança climática, devido à emissão de gases de efeito estufa, desmatamento para a produção de comida PARA O GADO, através da MONOCULTURA de soja e milho, principalmente. É uma questão de começar! Vai fazer bem para ti e para o planeta!

Lentilhesa OU molho bolonhesa de lentilhas. Simples, fácil de fazer, e em conjunto com macarrão ou arroz integral, te fornecem proteína e todos os aminoácidos contidos num bife!
Uma refeição completa e a gurizada adora!!

2 xic de lentilhas demolhadas por 12 hs, cruas e escorridas.
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
4 tomates maduros picados
1 cenoura média picada
1/2 pimentão vermelho picado (pode ser de qq cor 😉)
1 espiga de milho verde grande debulhada.
2 ramos de salsão inteiros
50 g de cogumelos shimeji picados (opcional - coloquei pq tinha um restinho deles na geladeira)
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xic de passata de tomates
1 col de sopa de azeite de oliva para refogar
1 col de chá de Manjericão seco
1/2 col de chá de cominho em pó
1/2 col de chá de páprica defumada

Refogue no azeite a cebola e o alho até a cebola ficar transparente.
Acrescente os tomates. Mexa e cozinhe até se desmancharem. Acrescente as cenoura, a lentilha e os demais ingredientes. Adicione 1/2 copo de água e deixe cozinhar até quase secar, mexendo de vez em quando. A lentilha tem que ficar cozida firme e não desmanchando - dá uns 10 min de cozimento. Se precisar, adicione mais água sempre aos poucos. Cozinhe até ficar quase seco. Prove. Ajuste o sal, se precisar. Retire os ramos de salsão e descarte. Sirva.