Strogonoff de Grão de Bico


Strogonoff... uma receita original russa, feito a base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal. Americanos, "americanizaram" a receita e “enfiaram” catchup dentro (béks!); franceses, tacaram champignons, páprica e mostarda. VEGANOS, adaptaram e fizeram versões diferentes com grão de bico, ervilhas, berinjela, castanhas e cogumelos diversos como substitutos da proteína animal ou apenas SEM proteína animal, mesmo. Só. Tudo igual, acompanhado por arroz e salada. 

Já a batata palha, é um outro assunto! Esta não dá! Sem condições! Mas nuuunca que tu vais me ver dizendo: sirva com arroz branco, salada e BATATA PALHA (industrializada)!!! Urghhhh... negócio mais nojento, feito em óleo super velho, saturado, e que nem sabemos a procedência!!!

A RECEITA

3 conchas cheias de grãos de bico cozidos sem a água do cozimento.
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho sem miolo picados
3 tomates italianos picados
1/2 pimentão vermelho médio picado
1 berinjela média picada
1!xic de cebolinha e salsa picadinhas (as duas juntas)
Azeite de oliva extra virgem
Sal qb
1 col de chá de cúrcuma em pó
1 col de chá de páprica doce
3 ramos de salsão inteiros com as folhas.
1/2 xic de passata de tomates
2/3 de xic de castanhas de caju cruas .

Lave as castanhas leve ferver em uma panela com água (que cubra elas). Ao levantar fervura, deixe cozinhar por 10 min.
Escorra e jogue fora a água (que está cheia de antinutrientes), lave em água corrente, escorra e leve ao líquido bater por 2 minutos com 1 xic de água. Reserve.

Enquanto as castanhas estão cozinhando, faça o cozido. Refogue a cebola e o alho em 4 col de sopa de azeite até ficarem transparentes. Adicione os tomates, a berinjela, o pimentão, os ramos de salsão inteiros e o grão de bico. Mexa. Coloque a salsa, a cebolinha e a passata. Mexa de novo e coloque 1 xic de água. Tampe e deixe cozinhar até que tudo esteja cozido ( credo... pareço a Elle Woods, do filme “Legalmente Loira”, falando... cheia de redundâncias 🤪🤣).

Acrescente o sal, a cúrcuma e a páprica. Mexa. Experimente. Deixe cozinhar mais uns 2 minutos e vire o creme de castanhas dentro do molho. Misture bem, prove e veja se precisa mais sal. Deixe cozinhar mais uns 3 minutos e desligue. Se ficou muito líquido, pode deixar mais uns minutinhos. Sirva com arroz e salada.