Cogumelos Portobello Recheados com Refogado Especial de Carne de Jaca e Creme de Castanhas







Um "luxo"! Uma delícia! Uma explosão de sabores e nutrientes num único prato!

Para a carne de jaca:

300 gr de carne de jaca desfiada (pode substituir pela casca de banana verde desfiada (depois de cozida para fazer a biomassa)
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1 alho poró fatiado bem fininho
1/2 pimentão vermelho médio picado
1/2 maço de brócolis picado
1 col de servir arroz de shoyu
1/2 maço de Salsa e cebolinha a gosto picadas
1 col de chá rasa de cúrcuma em pó
1 col de chá rasa de páprica doce
1 col de sopa rasa de orégano
2 col de servir arroz de passata de tomates.
Sal q.b
3 col de sopa de azeite de oliva
Água q.b

Refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes (uns dois minutos). Adicione a jaca e refogue por mais uns minutos. Adicione todo o resto. Mexa. Coloque 1/2 xic de água, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até “secar”. Reserve.

Para o creme de castanhas de caju:

Ferva em água por 15 min. 3/4 de xic de castanhas cruas. Escorra e leve ao liquidificador juntamente com sal a gosto, 2 col de sopa de azeite, pimenta do reino e 1 col de chá de nutritional yeast ( levedura nutricional). Bata com O MÍNIMO de água. O suficiente para ficar cremoso. Reserve.

Para montar:

Lave os cogumelos, retire os cabos (e congele para fazer caldo de legumes 😉 não desperdice nada!) e escorra bem. Unte a forma que for usar e disponha os cogumelos virados cabeça para baixo. Tempere com sal e pimenta do reino. Preencha-os com o refogado de jaca e por cima, espalhe o creme de castanhas. Regue tudo com azeite de oliva e leve assar a 180°C até dourar.