Almôndegas de Berinjela com Amaranto e Aveia

 


Almôndegas fazem parte das minhas memórias afetivas! Uma das poucas coisas que eu gostava quando era criança - já que eu não gostava de comer! Só que elas eram feitas de carne...estas, são de vegetais! Muito saborosas!

2 berinjelas grandes cortadas em cubos
Sal, pimenta do reino, azeite, orégano seco.
1/4 de xic de azeite
1 lata de tomates pelados
1 punhado de salsa picada
1 col de chá rasa de rasa de curry
1 col de chá rasa de alho desidratado (ou 1 de café de alho em pó)
4 col de sopa cheias de flocos de amaranto
2 col de sopa cheias de aveia em flocos finos
2 col de sopa de levedura nutricional
Farinha de arroz para dar o ponto de enrolar.
Pré aqueça o forno a 180 graus.

Unte uma forma com azeite e espalhe a berinjela nela. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano seco e azeite. Leve assar por 45 min. a 180 graus, mexendo na metade do tempo. Retire do forno e espere amornar (quase frio). Faça o molho (e o arroz ): Pique 1 cebola média e dois dentes de alho. Refogue numa panela média (pra grande) até a cebola ficar transparente. Acrescente 1 lata de tomate pelado. Mexa, “destrua” um pouco eles com uma colher para que o molho fique pedaçudo. Tempere com sal, pimenta do reino, a salsa e 1 col de chá cheia de orégano seco. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até apurar (uns 10 min). Reserve.

Coloque a berinjela numa tigela. Adicione o alho em pó, o curry, o amaranto e o azeite. Misture com uma colher. Incorpore a aveia e a levedura. Misture. Vá adicionando a farinha de arroz até que a massa fique em ponto de modelar. Unte uma forma. Faça as almôndegas e vá distribuindo-as na forma. Leve assar por 20 minutos.
Ao final deste tempo, retire do forno, despeje as almôndegas dentro do molho na panela, deixe ferver por 5 minutos e está pronto.

Sirva com arroz branco e salada verde.