Pães Veganos Integrais de Quinua

Pão é a alegria aqui em casa! Não importam os ingredientes, todo mundo come! Por isso, sempre procuro fazer pães nutritivos, cheios de ingredientes do bem, que tragam além da saciedade e do prazer de comer, NUTRIÇÃO. Então uso os mais diversos tipos de farinhas e flocos (uva, centeio, quinua, amaranto, aveia, trigo, maca, proteína vegetal...) e sementes (girassol. abóbora, gergelim, nozes, amêndoas, castanhas...) Aqui em casa, ninguém tem problemas com o glúten, então a base deles vai ser sempre trigo.


Numa tigela grande, coloque 1 col de sopa de sal, 2 col de sopa de açúcar mascavo, 2/3 de xic de quinua em flocos, 1/2 xic de chá de óleo de girassol. Misture. Acrescente 2 xic de chá de água morna. Misture. Adicione 1 col de sopa bem cheia de fermento biológico seco. Misture. Vá adicionando de uma em uma, xícaras de chá de farinha de trigo (intercalando uma de trigo branco e uma de trigo integral) e mexendo depois de cada adição. Adicione farinha até que não dê mais para mexer. Comece a sovar dentro da tigela, adicionando mais farinha se necessário até que não grude mais nas mãos.
Cubra a tigela com filme plástico.

PREPARANDO O AMBIENTE PARA A FERMENTAÇÃO:

Leve ao forno de microondas por 3 minutos, um copo com água. A seguir, coloque este copo no cantinho do micro (vai conservar o forno quente e úmido) e coloque a tigela com a massa lá. Feche o forno e deixe a massa lá por 1 hora.
Prepare três formas de pão com um pouquinho de fubá salpicado dentro de cada uma. Não precisa untar.

Passada a hora, salpique farinha de trigo branco na mesa e despeje a massa em cima. Hora de tirar o gás carbônico que se formou dentro da massa.
Divida a massa em três partes iguais. Sove cada uma e modele os pães. Passe num pouquinho de farinha para não grudar na forma e coloque os pães dentro do forno, cobertos com um pano de prato por mais 30 minutos para crescerem novamente.

Retire o pano e ligue o forno a 190°C. Asse os pães por 40 minutos ou até dourarem.
Retire os pães do forno e desenforme ainda quentes sobre uma gradinha para esfriarem bem. Separe um deles para comer e acondicione o resto no freezer. Dura três meses congelado. Para descongelar, tanto faz deixar fora do freezer por algumas horas, como levar ao forno por alguns minutos. Vão ficar novinhos! 

Pronto!
E agora...Nhac!