Quinotto de Legumes



Estou fazendo uma formação em Terapeuta Ayurveda. Tu sabes o que é Ayurveda? 

Ayurveda (do sânscrito “Ciência da vida” - Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida) é o mais antigo sistema de saúde que se tem notícia. Data de mais de 5.000 anos. Oriundo da Índia, engloba uma série de práticas para a boa saúde, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas além, é claro, de uma boa alimentação. Propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade, pois a saúde é um estado de completude. O Ayurveda possui dois objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis e curar as doenças dos pacientes. 

O conceito de desintoxicação do organismo através da dieta tem sido adotado por culturas ancestrais e a Ayurveda acredita que este é um meio muito eficaz de prevenção de patologias. Dentro das práticas da Ayurveda, temos a "dieta anti ãma", ou anti-toxinas.

O objeto da dieta anti ama é  purificação, pacificação e desintoxicação do organismo, através da melhora da capacidade digestiva e da remoção das toxinas do corpo. A manutenção da saúde e o rejuvenescimento, são resultantes deste processo.

As toxinas geram desequilíbrios, que em medidas descontroladas, resultam em  doenças. De acordo com o hábito alimentar, rotina diária e meio ambiente, as pessoas precisam de uma desintoxicação personalizada, onde a duração e intensidade da desintoxicação dependerá do nível de toxina presente no organismo. 

E já experienciando na prática, a teoria, estou entrando na dieta anti ãma. Uma semana. Esta dieta deve ser leve, de fácil digestão, variada, colorida e energizante, rica em alimentos frescos e reguladores como frutas e verduras, além de feijões, cereais e especiarias - obedecendo sempre o biotipo (dõsha) e necessidades de cada um. 
 
Fiz um "Quinotto" (um risoto, só que de quinua) de legumes super gostoso! As crianças quiseram provar e repetiram.
Coloquei para cozinhar 1/2 xic de quinua com 1 e 1/2 de água em fogo baixo. Não temperei.
A parte, coloquei para cozinhar (al dente) no vapor, umas 10 vagens, 1 cenoura pequena picada, 1/2 folha de couve fatiada fino, 1 espiga de milho. Cuide o cozimento, pois tem legumes que ficam prontos em tempos diferentes.
Numa panela, dourei no ghee meia cebola picadinha. Baixei o fogo. Adicionei os legumes. Misturei. Coloquei 1 col de cafezinho de curcuma, pimenta do reino e sal rosa. Misturei. Agreguei a quinua. Misturei de novo. Coloquei um pouquinho de água (só um pouquinho mesmo) Deixei 2 minutos e desliguei. Servi.