Moqueca de Banana Caturra ou Nanica







Desde que  resolvi ter uma alimentação vegetariana, me dei conta de que comemos carne como prato principal (quase) e  não como acompanhamento! Tu-do tinha que ter carne..peixe, porco, galinha ou gado! Carne! Sofrimento! Morte! Não como mais! Com isso, tive que ir atrás de dicas e receitas para dar um Up na minha dieta, visto que retirei as principais fontes de vitamina B12 do meu cardápio! E olha...vou te dizer..ela é muuuuuito importante para o organismo! 


deficiência desta vitamina provoca vários outros problemas incluindo fadiga, letargia, fraqueza, perda de memória e problemas neurológicos e psiquiátricos. Quer saber mais? Leia AQUI. Antes que você pergunte, proteínas e ferro continuam no cardápio, visto que como muitos vegetais verde-escuros, cogumelos, feijões e grãos, lentilha, ovos, leite e seus derivados. 

Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite e servem para manter as células vermelhas do sangue saudáveis, atuando na prevenção e no combate da anemia. 
Alguns alimentos de origem vegetal também contêm vitamina B12, como o levedo de cerveja e as algas marinhas. Quem consome dietas estritamente vegetarianas geralmente, tem baixa quantidade dessa vitamina no organismo. Por isso, tenho que ficar atenta.
Feito o esclarecimento, voltamos ao que interessa: a moqueca. Como eu disse, tenho que variar a alimentação. Há várias receitas por aí, mas faço do meu jeito! E fica especial! Quem não conhece, não imagina o sabor disso aqui! Único na sua simplicidade! Maravilhoso na sua essência! Bárbaro...pode fazer sem medo! Ah...não uso azeite de dendê, porque detesto!

Serve 3 - 4 pessoas.
Você vai precisar de:
3 bananas caturra grandes e maduras porém firmes (com a casca amarela apenas...não com a casca amarela "malhada" de marrom)
2 cebolas
1 limão
2 dentes de alho
3 tomates médios
1 xícara de chá de leite de coco caseiro
1/3 de pimentão amarelo cortado em tiras
1/3 de pimentão vermelho cortado em tiras
1/3 de pimentão verde cortado em tiras
1/2 xíc. de chá de coentro (ou salsinha...porém o gosto vai ser diferente)
Azeite de Oliva Extra virgem q.b - usei OLIVEIRAS DO SEIVAL, que é nosso! ;)  
pimenta do reino q.b
sal q.b

Faça assim:
Corte a banana ao meio e em tiras compridas. Em um refratário, tempere-as com o alho, um pouco de sal e o suco do limão. Deixe lá por uns 10 minutos. 

Enquanto isso, prepare o mise en place: Descasque e pique uma das cebolas.Reserve. Pique 2 tomates. Reserve. Divida a cebola que restou ao meio e a corte em fatias finas de formato de meias-luas. Reserve. Corte o outro tomate em rodelas. Reserve. Corte os pimentões em tiras. Reserve.

Refogue a cebola e o tomate picado no azeite de oliva. Distribua a banana uniformemente pelo "chão" da panela, com o refogado embaixo, fazendo uma "caminha" para as bananas. Salpique um pouquinho de sal.

Adicione os vegetais cortados em camadas, agora.  Uma de cebola em meia lua, depois uma de  tomate (em rodelas), a seguir o pimentão verde, depois o vermelho e por último, o amarelo. Distribua por cima o coentro. Por cima de tudo, coloque 1/2 xíc. de água. Ela vai penetrar por entre as camadas. Tempere tudo com sal, azeite de oliva e pimenta do reino a gosto. NÃO MEXA, para não destruir as camadas. Por último, coloque por cima de tudo, o nosso querido leite de coco. Deixe ferver por quinze minutos com a panela tampada. Se necessário, baixe o fogo para não queimar embaixo. Sirva com arroz e salada verde. 

Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!