Bolo de Inhame - e ó...criança come sim!!!







Foto retirada da WEB

Aqui na minha região não é tão fácil encontrar inhame! Mas este tubérculo está muito bem cotado na lista dos alimentos altamente saudáveis e funcionais: " Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional. "Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP)." - Revista VIVA SAÚDE ( quer saber mais? Clica no link!).

Então...depois disso, resolvi - quando conseguir encontrá-lo - incluir na dieta aqui de casa! Mas como fazer as crianças comerem? Vou disfarçando...incluindo-o JUNTO a outros alimentos, e colocando-o dentro de receitas, como bolo, por exemplo! E ó...eles comem sim...tu-di-nho!!!! E querem mais!!!!

Este bolo, eu resolvi fazer por conta e risco! Fui adicionando os ingredientes conforme eu achava que ficava bem! Da próxima vez, farei algumas trocas como por exemplo, as farinhas e o açúcar! Também quero adicionar iogurte e aveia! Mas por hoje, ele foi feito assim!

Você vai precisar de:

400 gr. de inhame descascado e cortado em pedaços
4 ovos
3/4 de xíc. de chá de óleo (usei de canola)
1 xíc. de chá de açúcar demerara
2 xíc. de chá de farinha de trigo peneirada
1 col. de sopa de fermento em pó
3 col. de sopa de chocolate em pó (usei o dos frades)


Para a cobertura:

1 col. de sopa de manteiga
1/2 xíc. de chá de chocolate em pó
1/3 de xíc. de chá de açúcar
1/3 de xic. de chá de água (ou leite desnatado)

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio.
No liquidificador, coloque o inhame, os ovos, o óleo e o açúcar. Bata bem. Em uma tigela, coloque os demais ingredientes e misture tudo. Despeje a mistura líquida e misture tudo muito bem à mão. Não BATA muito, pois para bolo não queremos ativar o glútem, que torna a massa mais pegajosa ( tipo para pão, sabe?). Coloque na forma e leve assar por +/-  35-40 minutos. Faça o teste do palito. Retire e espere esfriar um pouco para poder desenformar sem quebrá-lo.

Após desenformar, é hora da COBERTURA:

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela. Este é o ponto. Desligue e espalhe sobre o bolo.

Por hoje era isso, gente! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!