segunda-feira, 7 de março de 2016

Bolo Mármore de Cacau





Bolo fácil, rápido e delicioso para as crianças levarem no lanche. Sem conservantes, sem umectantes, sem corantes. Sem gorduras trans. Sem nada que não seja saudável. Poderia ser sem glúten também...mas na nossa casa, não é o caso...faço às vezes sem glúten para variar um pouco! Te dou várias dicas para adaptação vegana ou não! É só deixar a preguiça de lado e...mãos na massa! As crianças (e os adultos) agradecem!

Você vai precisar de:

2 ovos (opção para veganos - 2 "ovos" de linhaça - ensino aí embaixo - ou ainda 2 col. de sopa de lecitina de soja no formato de emulsão)
1/2 xic. de chá de óleo de girassol Ou 3 col. de sopa de óleo de coco (usei de coco)
1 1/2 xíc. de chá de leite vegetal ( fiz de COCO - mas pode ser qualquer outro) - ou leite de vaca, ou até água
1 xíc. de chá de açúcar demerara (ou de coco ou mascavo)
2 xíc. de chá de farinha de trigo (uso orgânica e não transgênica) - para a versão sem glúten, use FSG DA AMINA, ou a mistura que costumas fazer!
1/2 xíc de chá de farinha de aveia (uso orgânica e ainda tem para os celíacos, sem glúten)
1 col. de chá de extrato de baunilha ORGÂNICO
1 col. de sopa de fermento em pó para bolos (químico)

2 col. de sopa cheias de cacau em pó ORGÂNICO

Faça assim:
Pré aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe a forma que for utilizar, Reserve.
Num bowl, peneire a farinha de trigo.  Adicione o açúcar, a farinha de aveia. Mexa. Adicione os ovos, o óleo, o leite e o extrato vegetal e misture com um batedor de arame (fouet) até ficar homogêneo e sem bolinha nenhuma.  Por último, incorpore o fermento em pó. Despeje 2/3 da massa na forma. No 1/3 que ficou no bowl, misture o cacau. Bem misturado. Se necessário, coloque só um pouquinho de leite para ficar mais molinho. Despeje a massa de cacau no meio da outra que está na forma. Misture com um garfo, mexendo de  baixo para cima SEM RASPAR NO FUNDO E LATERAIS , para fazer o efeito marmorizado. Leve ao forno para assar por +/- 40 minutos (depende de cada forno). Faça o teste do palito. Desenforme quando estiver morninho. Por último e mais importante...se jogue!!!

DICA para os 'OVOS VEGANOS" de linhaça
Numa xícara, coloque 2 col. de sopa de linhaça moída na hora e 4 col. de sopa de água filtrada. Deixe repousar por 10 minutos e está pronto o seu ovo vegano. Use normalmente. 
1 COL. DE SOPA DE LINHAÇA + 2 COL. DE SOPA DE ÁGUA = 1 OVO VEGANO


Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...