Escondidinho de Shimeji











Tenho uma lista de postagens em "fila de espera", aguardando sua vez de aparecer por aqui...e quanto mais o tempo passa - afinal não vivo do blog, não é? - menos eu lembro de como fiz a tal receita!!! Mas esta eu lembrei! Algumas, desisti e deletei...quase saiu fumacinha da cabeça de tentar lembrar do "modus operandi"!!!! 
O modo de preparar o escondidinho é sempre o mesmo: Carne/legumes/vegetais/cogumelos embaixo; cobertura escolhida em cima (batatas, mandioquinha, mandioca, inhame...), "escondendo" a surpresa que vem embaixo!
Como "estou" vegetariana há 2 meses, me esforço em criar sabores, texturas cores diferentes para agregar nutrientes ao meu prato. Para as crianças, fiz de guizadinho de patinho. Para mim, de cogumelos. E ficou de babar!!!

Você vai precisar de:

2 punhados de cogumelos Shimeji in natura OU secos (re-hidratados em água quente até cobri-los por 20 minutos)
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picados
1 punhado de salsinha picada
2 galhos de tomilho "debulhados"
Azeite extra virgem de Oliva (usei Oliveiras do Seival)
Sal q.b
Pimenta do Reino q.b

2 mandioquinhas 
2 col. de sopa de azeite de oliva
Leite vegetal q.b - usei de castanha de caju (ou leite comum de vaca)
Sal q.b

Queijo ralado NA HORA para gratinar (eu ralei na hora um Fontina que tinha da geladeira, que já é mais salgadinho)


Faça Assim:

Cozinhe a mandioquinha, esmague e leve à panela de volta. Faça o purê: junte à mandioquinha o azeite, o leite vegetal até o ponto desejado (que fique macio), e acerte o sal.
Numa frigideira, leve a cebola e o alho para refogar no azeite de oliva. Junte o shimeji e refogue mais dois minutos (se refogar muito, ele fica borrachudo). Adicione a salsa e as folhas de tomilho, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Unte um refratário. Faça uma camada de cogumelo. Por cima, cubra com o purê. Complete o prato, ralando o queijo escolhido por cima. Leve ao forno a 180ºC para gratinar por uns 15 minutos, Se tiver o grill no forno, ligue-o nos últimos 5 minutos para dourar. Retire do forno, distribua um fio de azeite de oliva por cima de tudo e sirva.
E é isso aí! Pronto, cheiroso e gostoso!
Bon appétit!!!

Por hoje é isso, gente! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!