quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Lombo de Porco Recheado com Banana e Cuscuz Marroquino com Açafrão e Frutas Secas



















Oi, gente! Antes de mais nada, eu quero desejar a todos um Feliz Natal! Com tudo o que ele implica! E lembre-se que Natal não é sinônimo de presente!!!! Natal é sinônimo de Nascimento...para o novo, para uma vida nova, iluminada...nascimento de uma nova pessoa, de novas formas de ver o mundo ( e quem sabe ajudar a deixá-lo melhor?)! É sinônimo também de PAZ, ESPERANÇA, RENOVAÇÃO E COMUNHÃO! Comunhão entre povos, pessoas, família! Você já contou ao seu filho a verdadeira história do natal? E a do Papai Noel? Conte...ensine...faz um bem enorme para ti, para a criança e para crença no Espírito de Natal...conte...porque enquanto houver uma pessoa que crê, o Espírito de Natal não findará!!!

Nesta ceia, resolvi fazer uma receita que vi no programa COZINHA PRÁTICA - especial de Natal! Adorei assistir...e fiquei com água na boca só de olhar! Então, decidi que este seria o prato principal da ceia. Mas não fique triste não...se come porco TAMBÉM NO ANO NOVO! Então, se tiveres vontade, faça! Ficou delicioso!

ATENÇÃO: Vou colocar a receita DO LOMBO TAL E QUAL está no site, pois se você tiver preguiça de ir lá, já está aqui! Porém SUGIRO QUE VOCÊ VÁ LÁ, porque tem o VÍDEO, no qual a Rita Lobo ensina direitinho a fazer! O CUSCUZ, fiz como eu achei melhor e de modo que combinasse com o sabor agridoce do lombo.

O LOMBO:

Para fazer a marinada:


Você vai precisar de:

1 peça de lombo de 1,3kg (sem a capa de gordura)
1 abacaxi
1/2 pimentão vermelho sem semente
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de vinho branco (eu usei tinto seco - não tinha o branco!)

Faça assim:

 
Descasque e corte o abacaxi em pedaços médios. Fatie o pimentão em tiras finas. Bata no liquidificador até formar um suco rosado. Sobre uma tigela, passe o suco pela peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Despreze as fibras.
Em uma tigela, misture o vinho branco com uma xícara de chá do suco de abacaxi com pimentão e reserve o restante na geladeira.
Para abrir o lombo em uma manta retangular, coloque a peça sobre a tábua com uma das pontas de frente para você. Da direita para a esquerda, com uma faca bem afiada, corte na metade ao longo de toda a lateral, até chegar a cerca de 3cm do fim – imagine que você vai abrir as duas metades, como se fosse um livro. Se for canhoto, corte da esquerda pra direita. 
Cubra a manta aberta com filme. Com uma panelinha pesada (ou com um batedor de carne) bata e ao mesmo tempo empurre a carne do meio para as laterais. O objetivo é ir afinando o lombo, até que fique com cerca de 1,5cm de espessura. Cuidado para não afinar demais a carne.
Transfira a carne para uma assadeira e espalhe o açúcar mascavo, massageando bem os dois lados. Regue a carne com a mistura de vinho e suco de abacaxi com pimentão, cubra com filme e deixe marinar fora da geladeira por apenas 30 minutos. Se quiser deixar a carne marinando por mais tempo, leve à geladeira, mas não deixe passar de 4 horas.

Como preparar o lombo:


Você vai precisar de:


500g de bacon fatiado
3 dentes de alho
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de cominho 
2 bananas-da-terra maduras
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Barbante de algodão (para amarrar)

Faça assim:


Cerca de 20 minutos antes de assar o lombo, preaqueça o forno a 250ºC (temperatura alta). Sobre a tigela com o suco reservado, coloque um escorredor ou peneira grande. Transfira o lombo e deixe a marinada escorrer. Junte também a marinada que ficou na assadeira.
Enquanto isso, em um pilão, bata os dentes de alho com o sal e o cominho até formar uma pastinha.
Cubra com filme uma superfície de trabalho maior que a manta de lombo. Sobre o filme, sobreponha as fatias de bacon, formando um escama (deixe o lado com mais gordura para cima), até criar um retângulo um pouco maior que o tamanho da manta.
Coloque a manta escorrida sobre a camada de bacon, com a lombada (o meio que não foi cortado) paralelo às tiras. Centralize a manta e espalhe a pasta de alho e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Descasque as bananas e corte uma ponta de cada, na diagonal para facilitar o encaixe de uma na outra. Coloque as bananas a cerca de três dedos da borda da manta, no sentido perpendicular ao bacon. Tempere as bananas com sal e pimenta-do-reino e enrole o lombo, com auxílio do filme, apertando para ficar bem justinho.
Corte 10 pedaços do barbante, com cerca de 15cm cada, e distribua na assadeira com 3cm de espaço entre cada um. Coloque o lombo, com a emenda para baixo, sobre os barbantes. Amarre as pontas de cada com um nó e corte as sobras.
Leve ao forno preaquecido por apenas 18 minutos. Isso serve para selar a carne e evita que ela resseque ao assar. Após os 18 minutos iniciais, retire a assadeira do forno e cubra com papel-alumínio. Reduza a temperatura para 160ºC (temperatura baixa) e volte o lombo para assar, coberto, por mais 40 minutos.

Para o molho e a montagem:


Enquanto o lombo assa, prepare o molho. Numa panela média, junte a mistura reservada do líquido da marinada com o suco de abacaxi e leve ao fogo alto. Com uma concha, retire a espuma que for se formando na superfície. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue.

Retire o lombo do forno, transfira para uma tábua, mas mantenha coberto com o papel-alumínio. Junte cerca de 3 a 4 colheres dos líquidos que se formaram na assadeira ao molho e volte a panela ao fogo alto, apenas para misturar e aquecer bem. Se quiser, passe o molho pela peneira.
Com uma tesoura, corte e descarte os barbantes amarrados no lombo. Sirva a seguir com o molho (eu não servi o molho porque deixei secar a panelinha com ele dentro...se foi o meu molho!!! - eu servi com o cuscuz!)



O CUSCUZ

Você vai precisar de:

1/2 xíc. de chá de cuscuz
1/2 xíc. de chá de água quente
1 col. de café de cúrcuma
1 punhado de uvas passa (não importa a cor)
1 punhado de tâmaras sem caroço picadas
1 punhado de nozes picadas (mas pode ser amêndoas, castanhas, macadâmias...)
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
azeite de oliva extra virgem
1 col. de chá de vinagre balsâmico

Faça assim:

Num bowl, coloque o cuscuz. Meça a xícara de chá, misture nela a cúrcuma e despeje sobre o cuscuz sem mexer. Abafe com uma tampa ou filme plástico e deixe hidratar...sem mexer por 5 minutos. Passado este tempo, coloque um fio de azeite de oliva e mexa só um pouco com um garfo, para soltá-lo. A partir daí, misture os demais ingredientes, tempere com o sal e a pimenta do reino e faça a guarnição do lombo. Sirva.



Bem, espero que tenham gostado! Nós aqui, amamos!
Um Feliz Natal a todos!
Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

  1. Oi querida aninha
    Fiz uma seleção de receitas para o Natal com receitas minhas e linkando blogs das amigas que me inspiram. E é claro que tinha que ter uma receita sua, escolhi essa receita que tá muuuuito linda.

    Aqui está o link http://goo.gl/0ZbhhJ

    Beijo e um bom Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh, flor querida! Muito obrigada por lembrar de mim!!!! Vou lá olhar!!!! Desejo um Feliz, feliz Natal para vocês também!!!! Um grande beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...