domingo, 20 de outubro de 2013

Iogurte Natural Caseiro





Nas fotos acima, eu estava fazendo iogurte, com uma col. de sopa de 
linhaça dourada e uma col. de sopa de mel

Oi, gente querida! Primavera que se mostra...verão se pronunciando, calorzinho...e a vontade de comer iogurte todos os dias volta a mil! Sim, porque no inverno é difícil!  Simplesmente não consigo comer coisas geladas! 
Então...eu me sirvo do meu iogurte natural, abro o freezer e pego um punhado de mirtilos, ou amoras...ou ainda moranguinhos orgânicos, ou qualquer outra fruta que me apetecer. Coloco tudo no copo do mixer, com algumas gotas de adoçante, e está pronto um iogurte de frutas ultra saudável e delicioso para o meu lanche!
Ou então, faço uma gostosa salada de frutas, coloco adoçante e viro 200 ml de iogurte natural por cima, com uma colher de linhaça dourada triturada por cima! Pronta a minha janta! Amo!
Ou ainda, dissolvo gelatina do sabor que mais gosto em um pouquinho de água quente, misturo ao iogurte e levo a gelar!!!! Fica uma gelatina de iogurte maravilhosa!
Ah...o meu, fiz com iogurteira. ESTA AQUI, ó!

Quer aprender a fazer o iogurte? É facílimo! Olha só:


Você vai precisar de:

1 copo de iogurte natural (comprado no mercado - ele já contém os lactobacilos) OU 1 pacote de fermento lácteo pronto (se encontra em lojas de produtos naturais; na Mundo Verde também tem).
1 litro de leite CRÚ ( de saquinho ou garrafinha) - se for UHT não fermenta!
1 col. de sopa de leite em pó (opcional)

Faça Assim: 

Sem iogurteira: Ferva o leite. Espere esfriar até ficar "morno-quente". Uma temperatura na qual colocando o dedo dentro, você aguente. 
Misture o leite em pó BEM misturado. Depois, adicione o iogurte pronto e mexa bem, até dissolver bem. Despeje numa jarra, tampe e GUARDE EM LOCAL LONGE DO FRIO - tipo o SEU FORNO - POR 12 HORAS. Sugestão: enrole um pano na jarra e coloque numa caixa térmica, se tiver. Está pronto o seu iogurte. Leve à geladeira.

Obs: No inverno é mais difícil fermentar. Sugiro dar uma aquecidinha rápida no forno, tipo deixá-lo a 30ºC. 

Com iogurteira:Ferva o leite. Espere amornar. Faça a mistura acima e leve à iogurteira por 6-7 horas. Leve gelar.

Viu como é fácil?
Então, tá esperando o quê? Vai lá na cozinha fazer o teu iogurte!!!!!
Um beijo e um queijo!

Um comentário :

  1. Vim aqui curiá sua receita e é diferente da minha, vou fazer porque me parece bem melhor que a que eu faço!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...