05 janeiro 2021

Torta de Maçãs Vegana












Como a legítima torta americana de maçãs, a receita desta, veio originalmente, de um livro de receitas que acompanhava a Batedeira Walitta, que ganhei no meu casamento...e lá se vão 30 anos!!! Só que a receita não era vegana...a contrário, levava manteiga e ovos! Mas eu TINHA que veganizá-la, porque ela é simplesmente sensacional!! dá só um pouquinho de trabalho, mas não é difícil, não! Fácil de fazer...e mais fácil ainda de comer!!!!

A RECEITA:

Massa:
2 xic de chá de Farinha de trigo
1/4 xic de chá de açúcar (usei o mascavo, mas pode ser qq um)
1 pitada de sal
1/4 xic de óleo de coco sólido sem sabor
8 col de sopa de água gelada

No processador (ou numa tigela grande), coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal. Misture tudo. Adicione o óleo de coco. Bate tudo de novo (se fizer na tigela, use um garfo e amasse bem para ficar beeem incorporado). Adiciona aos poucos a água gelada e bata. Começa colocando umas 4 col e vai adicionando mais até toda a massa dar liga. A textura fica igual massa de modelar. Reserve.

Recheio 1:
O doce de leite vegano da postagem anterior a esta . Frio.

Recheio 2
5 maçãs verdes médias descascadas e cortadas em fatias 
1 xíc. de açúcar
Coloque numa panela, dê uma mexida e cozinhe até secar a água (a maçã solta muita água), mexendo de vez em quando. Deixe amornar.
.
Para pincelar:
Misture 2 col de sopa de açúcar com 1 col de sopa de leite vegetal.

Montagem:
Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte com óleo uma forma de "abrir" de 20 cm de diâmetro. Reserve.

Salpique de farinha de trigo na bancada e abra a massa com um rolo, de modo que fique com uma espessura de + ou - 0,5 cm. Com a ajuda do rolo, coloque a massa por cima da assadeira. Ajeite-a na forma, forrando o fundo e a lateral até quase a borda. Retire as sobras (vão ser usadas para fazer a cobertura). Fure toda a massa com um garfo. Preencha com os recheios:
Coloque o doce de leite até a metade da altura da massa, espalhando uniformemente. A seguir, espalhe as maçãs também de forma uniforme, até chegar quase na borda. Espalhe um pouco de canela por cima.

Comece a fazer a parte de cima: Abra a massa que sobrou bem fina e corte tiras, dispondo-as por cima das maçãs, de modo cruzado. Enrole para dentro as laterais da torta para fazer o acabamento lateral. Pincele a mistura de açúcar com leite vegetal em cima da massa.
Leve ao forno por 40-45 min até ficar bem dourada. Desenforme depois de fria.

Seja muito, mas muito feliz (e pega uma joelheira, porque é de comer ajoelhada)!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário