Filé de Pescada Frito com Purê de Ervilhas e uma Historinha de 85 dias!


Oi, gente! 85 dias! 85 dias foi o que durou o meu vegetarianismo!!!! Ahá...e daí você vai dizer: baita papuda essa mulher!!!! E daí eu te digo...baita balaqueira mesmo!!!! Baita...imensa!!!!! Eu mesma queria me enfiar num buraco e não sair mais!!!! Por quê? Senta que lá vem história! 

Deixei de comer carne porque cada vez que eu colocava um pedaço na boca (depois de ter visto um monte de vídeos de maus tratos aos animais), eu passava mal! Mesmo! Então, dia 1º do ano (dia Internacional das promessas), eu resolvi que não iria mais comer carne...e vejam bem...não comi mais!!!! Com isso, no começo, por causa da nossa dieta que faz da carne o alimento principal (e não o acompanhamento) eu passei fome! Mas fui aprendendo, fazendo novas opções sem carne, descobrindo novos sabores...que não deixarei de trazer para vocês, porque o principal foco deste blog é COMIDA SAUDÁVEL. 

Bem...voltando à historinha: um belo dia, fui pagar uma conta em uma loja e saio de lá com uma bolsa e um par de botas. Vou faceira para casa e ao retirar as compras da sacola levei um choque!!!! Me dei conta da única coisa que não poderia ter feito: comprei produtos feitos COM COURO!!!!! 

Como assim???? Como é que eu pude fazer uma coisa dessas!!!! Eu fiquei todo este tempo sem comer carne por causa da causa animal (não pela saúde, porque há anos eu venho tendo uma alimentação super saudável!) e compro produtos de courooooo?????? Não como a carne mas arranco o couro dos bichos????? Neste dia, sentei e chorei! E era sexta feira Santa. E comi carne!!!! E por enquanto vai ser assim...E fim! 

Por isso eu digo a vocês: a gente tenta...porém graças a Deus, o ser humano é "humano", em todas as suas vicissitudes...inclusive no vacilo e no tropeço!!!!!  E eu não sou diferente!!!!! Vamos de novo? Não sei! Quem sabe daqui um tempo!

Dito isso, te trago este peixe delicioso, que é uma receita da Rita Lobo e, não é que eu não saiba fazer um peixe, mas eu fiz diferente...temperei com salsinha e hortelã - que eu nunca havia feito! E valeu...ficou delicioso! Servi com molho de Gergelim por cima (próximo post).

Você vai precisar de:
Para os filés:

6 filés de pescada 

1 xícara (chá) de farinha de trigo 
caldo de 1/2 limão  
folhas de salsinha a gosto bem picadinha
folhas de hortelã a gosto bem picadinhas
óleo para fritar
sal e pimenta-do-reino moída na hora q.b 


Para o purê:

300 g ervilha congelada 

1/2 cebola picada fino
1 1/2 col. de sopa de manteiga 
¼ de xícara (chá) de água 
8 folhas de hortelã lavadas a gosto

Sal e pimenta do reino q.b

Faça assim:

Peixe:

Numa travessa coloque os filés de peixe, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. agregue ao tempero a salsinha e a hortelã picadinhas. Deixe em temperatura ambiente por uns 10 min. 

Coloque a farinha de trigo num prato fundo (ou assadeira), tempere com sal a gosto e misture. Forre uma travessa com papel-toalha e reserve. 
Leve ao fogo médio uma frigideira com cerca de ¼ de xícara (chá) de óleo para aquecer - use o suficiente apenas para cobrir o fundo.
Retire dois filés de peixe do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pela farinha de trigo, empanando bem dos dois lados - pressione delicadamente com as mãos para a farinha grudar. 
Assim que o óleo estiver quente, coloque delicadamente os filés de peixe empanados. Deixe por cerca de 3 minutos até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire os filés para dourar o outro lado por igual. Enquanto isso, empane os filés de peixe restantes. Transfira os filés de peixe fritos para a travessa forrada com papel-toalha. Repita o procedimento com os outros filés empanados. 


Purê:

Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Assim que derreter, junte a cebola e refogue por cerca de 3 minutos até murchar.
Acrescente as ervilhas congeladas, misture e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogue por cerca de 5 minutos para descongelar. Acrescente a água e deixe cozinhar por mais 2 minutos, até a ervilha ficar macia. Transfira as ervilhas (com o líquido do cozimento) para o processador. Acrescente as folhas de hortelã e bata até formar um purê. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve.

*Para servir, coloque duas colheradas do purê de ervilhas no prato e ponha um filé de peixe sobre o purê. Sirva a seguir com molho de gergelim ( próximo post).


Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!