domingo, 31 de março de 2013

Bacalhau a Portuguesa - esse não podia faltar!




















Oi, amore! Hoje não podia faltar ele - a estrela da páscoa - Mr. Bacalhau!!!! Na sexta feira santa fomos almoçar na minha sogra - Salmão com molho de alcaparras...nem preciso dizer que estava de comer ajoelhada não é? Ontem, fomos almoçar fora...e quando é que eu iria conseguir fazer aquele bacalhau CONGELADO que eu comprei e paguei uma nota preta????? Hoje, ué!!!

Sim...tu leste certo: CONGELADO! Descobri ele neste ano e achei o máximo - um pouco (bastante) mais caro mas, é bem mais saboroso porque nele tu colocas os temperos e salga de acordo com o teu gosto. Já aquele que precisa demolhar...se não é bem feito o dessalgue, estraga a receita.
Então, vamos combinar assim: eu vou te dar a receita com o bacalhau congelado. Se tu quiseres saber como dessalgar o bacalhau antes de prosseguir com a receita (no caso do bacalhau conservado em sal), - ANTES OLHA AQUI.
Então, vamos à receita?

Você vai precisar de:


1,6 kg de bacalhau
8 batatas médias
Um pimentão grande verde
Um pimentão grande amarelo
Um pimentão grande vermelho
400 gr. de azeitonas verdes
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
3 dentes de alho cortados ao meio
Sal e pimenta a gosto
5 ovos cozidos e cortados ao meio para decorar
Salsinha e cebolinha a gosto para decorar (não usei)
500 ml. de azeite de oliva extra virgem


Faça assim:

Desfie as postas de bacalhau. Corte as batatas em rodelas grossas, e cozinhe até que fiquem al dente. Coloque os ovos para cozinhar por 12 minutos. Enquanto as batatas cozinham, corte os outros ingredientes em rodelas: os pimentões e as cebolas.

Ligue o forno a 220ºC. Unte um prato refratário retangular grande, e coloque bastante azeite. Faça camadas com a batata, o bacalhau – SALPIQUE SAL E PIMENTA EM CIMA DELE COMO SE ESTIVESSE TEMPERANDO UMA SALADA - o pimentão, a cebola, a azeitona. Distribua o alho pelo prato e regue tudo com TODO o azeite extra virgem. Acrescentar mais um pouco de sal e pimenta – se quiser!

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos. Retire o papel alumínio, e deixe mais 10 minutos. Distribua os ovos e deixe mais 5 minutos. PRONTO.

Para acompanhar, sirva arroz e salada verde. Ah, e um vinho branco seco. Hummmmm...tudo de bom! aI, EU IA ESQUECENDO...acompanhou a refeição também o pão caseiro da sogra...mergulhado no molho do bacalhau, fez o maior sucesso!!!

Por hoje é só! Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para ti e para toda a tua família!!!

Um beijo...e um queijo.

6 comentários :

  1. Ô delícia hein Aninha?Esse prato é presença obrigatória...delicioso e o colorido dá uma graça especial!beijkas e Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, bacalhau não pode mesmo faltar, eu comi o meu na Sexta-Santa!Esse está rico e delicioso com certeza...eu comeria de novo!
    Bj e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo trabalho aqui no blog. Quero aproveitar para convidar você e seus seguidores para participar de um concurso culinário que vai premiar a melhor receita culinária com um kit Plasútil e Apostilas de Gastronomia. O prazo para envio da receita com foto é dia 29 de maio. Mais informações acesse : http://migre.me/eonmS

    ResponderExcluir
  4. OI querida parabéns !! Esse bacalhau e delicioso faço sempre, tenho uma dica gostosa que os meninos adoram , troco o ovo de galinha cortado ao meio , por ovinhos de codorna cozidos e inteiros.. Fica muito bom.. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Tenho certeza que a minha filha iria teimar menos em comer ovos se eu tivesse feito como tu disseste! Um beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...