Bolo de Cacau e Castanhas de Caju e uma "delícia deliciosa" !!!





Quando fazemos leite vegetal, sobra o resíduo da matéria prima que usamos...seja ela de soja, amêndoas, coco, amendoim, macadâmias, castanhas...
Com este material precioso, fazemos muitas outras preparações culinárias que vão desde farinhas a um sem número de outras receitas. 

Este bolo delicioso foi feito com "leite" vegetal de Castanhas de Caju (receita no post anterior). Com o resíduo, fiz um CARAMELO DE CASTANHAS DE CAJU maravilhoso, que serve como acompanhamento a diversos preparos como sorvetes, bolos, cucas, saladas de frutas, iogurtes, granolas...e no que mais a sua imaginação quiser!
A receita deste caramelo, saiu da "Caixola" mesmo! Não tem em lugar nenhum..fui fazendo e rezando para que desse certo! E deu! Fiquei muito feliz!

Para o bolo, você vai precisar de:

2 xíc. de chá de farinha de trigo (uso orgânica e não transgênica)
1 xíc de chá de açúcar demerara orgânico
3 ovos (de galinhas felizes ;) )
1/2 xíc. de óleo de girassol (use o que você quiser. Uso este por não ser transgênico e aguentar bem altas temperaturas!)
1 1/2 xíc. de leite de castanhas de cajú morno (pode ser outro leite vegetal OU leite de vaca OU água)
1 col. de chá de extrato de baunilha
1 col. de sopa de fermento em pó
3 col. de sopa de cacau em pó orgânico

Faça assim:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe a forma que for usar.
Num bowl, coloque a farinha peneirada, o açúcar, os ovos, o óleo. Mexa para misturar. Adicione o leite, a baunilha. Mexa bem com um fouet (batedor de arame) para ficar bem homogêneo. Adicione o cacau em pó. Mexa para incorporar. Por último, coloque o fermento. Mexa só para misturar. Despeje na forma e leve assar por +/- 40 minutos ou faça o teste do palito.

Agora, a estrela da postagem: 
CARAMELO DE CASTANHAS DE CAJU








Para o caramelo, você vai precisar de:

1 xic. de chá de açúcar demerara
1 porção inteira do resíduo do leite de castanhas
1/2 xíc. de leite de castanhas

Faça assim:
Deixe tudo a mão o que for precisar, porque você não vai poder parar até terminar a receita. Não leva mais do que 15-20 min. mais ou menos.

Coloque o açúcar numa panela (mais larguinha, tipo uma frigideira) e leve ao fogo alto. Derreta o açúcar, mexendo aos pouquinhos e cuidando para não queimá-lo. Quando já estiver quase tudo derretido, baixe o fogo. Incorpore a castanha (o resíduo) mexendo rapidamente para não cristalizar e, em seguida, incorporando o leite. Mexa bem. Se ficou alguma bola de açúcar, não se assuste. Vá mexendo com calma agora e derretendo o que ficou. MEXA SEMPRE!!! O caramelo estará pronto quando desgrudar da panela e você enxergar o fundo. 

Tava bom este post, não é? Fala aí!!!!! Mas...por hoje é só!
Daqui a pouquinho tem mais!!!! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!