Torta de Chicória (ou escarola ou espinafre...), Soja e Castanha de Caju








Imagem da web
Hoje temos por aqui uma receita de "bolo salgado"! Mas fica mais bonito chamado de torta, não é? Ela é feita em três camadas: massa/recheio/massa. Tri fácil. Tri delicia!!!!

A castanha está presente no leite de castanhas de caju feito anteriormente (1 xic. de chá de castanhas de caju crua demolhada por 8 horas + 3 medidas iguais de água filtrada. Bate no liquidificador e coa com um voal. Rende +/- 900 ml de leite de castanha. Pode aproveitar o resíduo em outras receitas - como falarei no próximo post) que é usado na massa e a  soja aparece na forma de Proteína Vegetal Texturizada da soja (a fina). 

Para o recheio, você vai precisar de:

1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 maço de chicória lavado e cortado grosseiramente em pedaços grandes
1/2 xíc. de PVT (de soja) fina hidratada em 250 ml de água fervendo por 10 minutos e escorrida.
Sal q.b
10 tomates cereja cortados em 4 partes
Pimenta do reino q.b
1 col. de café de cúrcuma (açafrão)
Azeite de oliva extra virgem q.b

Faça assim:
Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Adicione a PVT e refogue junto, como se fosse carne moída. Adicione os tomates e incorpore os demais temperos. Deixe cozinhar um minuto. Mexa. Junte a chicória. Mexa e abafe até amolecer. Reserve.

Para a massa, você vai precisar de:

2 xíc. de chá de farinha de trigo
1/2 xic. de chá de óleo de girassol
1 1/2 xíc. de chá de leite de castanhas (ou outro leite vegetal...ou leite de vaca, se preferir!)
1 col. de chá rasa de sal
1 col. de sopa de fermento em pó
3 ovos

Faça assim:
Bata o óleo, os ovos, o leite e o sal no liquidificador. Num bowl, misture o resto. Despeje a mistura líquida na mistura de farinha e fermento. Mexa bem até ficar homogêneo.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte o refratário ou forma que for usar. DICA: Use uma forma maior do que aquela que eu usei. E quadrada. A torta fica mais bonita e mais espalhada...não tão alta!

Montagem
Coloque metade da massa na forma. Distribua o recheio e complete com a outra metade da massa. Leve ao forno por 35 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria com uma boa salada!


Por hoje é isso, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!