Calda de Butiá - para o sorvete...ou não!




Oi, queridos! Como estão as férias? As minhas só começam quando as crianças voltarem para a escola \0/ !!!!! Brincadeiras à parte, o meu butiazeiro estava carregado e não estávamos dando conta de comer antes que os frutos caíssem e estragassem! Resolvi fazer esta caldinha para derramar sobre um sorvete de creme, ou usar como geleia para o pão, ou cobertuta de massa folhada...ah...sei lá...o que vier à mente!!!
Ficou deliciosa!

Você vai precisar de:

3 xícaras de butiás sem caroço
2 1/2 xícaras de açúcar demerara (uso o orgânico)
Suco de meio limão
Água q.b

Faça assim:

Coloque as frutas numa panela e leve ao fogo para cozinhar por 20 minutos a partir da fervura. Liquidifique (fruta e caldo). Peneire tudo de modo que na peneire só sobrem as fibras da fruta. Descarte as fibras.
Volte à panela e misture o açúcar (tem que ser este, porque ele é próprio para caldas - embora eu o use em bolos, sucos e outras preparações do dia a dia, pois é menos refinado e conserva as vitaminas), o suco de limão e cubra com água (rente às frutas). 
Leve ao fogo, mexendo sempre por 30 minutos a partir da fervura - pois a calda sobe e derrama...tem que ficar mexendo - e retirando uma espuminha amarela que se forma em cima, com uma escumadeira. Aos 30 minutos, faça o teste do pires, pingando um pouco da calda em um pires e levando ao freezer por 2 minutos. Retire e verifique o ponto. É esse que queres? Se não, continue cozinhando por mais 5 ou 10 minutos...fazendo de novo o teste na metade do tempo. Retire e deixe esfriar. Pronta a sua calda deliciosa!!! Leve à geladeira.

Por hoje era isso, amigos!
Um beijo...e um queijo!