Strogonoff




Versão com milho se SEM champignons


Adolescentes na aula de culinária - fizeram, comeram e limparam tudo!!! ;)



Versão sem milho e com gengibre e champignons


Crianças, adultos...adoram Strogonoff...prato fácil, rápido e muito nutritivo! Vamos ver uma receita  "que todo mundo sabe fazer"  BUT... tenho certeza que por aí, neste mundão de Deus, há de haver  alguém que não sabe nada sobre Strogonoff (ou Stroganov, ou ainda Estrogonofe) e sobre como se faz o dito! Então...é para ESSAS PESSOAS que eu posto aqui!

*Postagem publicada no meu outro blog "MISS BEBELLA" e transferida para cá ( o outro será desativado em breve!)


HISTÓRIA DO STROGONOFF (para quem gosta, senão pula já para a receita abaixo, ok???)

O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Stroganov.
Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento. Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato.Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada mais ainda, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.

ESTROGONOFE - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O estrogonofe é bastante popular no Brasil, onde tem muitas variações como o uso de carne de frango, com camarões. A principal característica do estrogonofe brasileiro é o uso de molho de tomate misturado com o creme de leite. Além disso, é quase sempre servido com uma porção de arroz (branco ou à grega), enquanto que na Rússia era geralmente servido com batatas cozidas.


Existem várias explicações para o nome desse prato, presume-se que seja derivado do nome de algum membro da grande e importante família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff ou Odessa ou o diplomata, Conde Pavel Stroganov.[2]. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família. Uma competição de 1890 é algumas vezes mencionada por ter "batizado" o prato, mas tanto a receita quanto o nome existiam antes desse evento.

 OUTRA VERSÃO DA ORIGEM DO "STROGONOV" - Prato de origem russa. Seu nome original é Strogonov. No século XVI, na Rússia, os soldados levavam sua ração de carne, cortada em nacos, em grandes barris, debaixo de uma mistura de sal grosso e aguardente para preservar. Coube a um cozinheiro do czar Pedro, o Grande, que era protegido do general Strogonov, melhorar e refinar a mistura. Com a Revolução de 1917 e a emigração dos russos brancos, a receita chegou a França, onde foi refinada, chegando a forma atual. 

Fonte: "Comida e Civilização" de Carson I.A.Ritchie


* Você vai precisar de:

1 cebola cortada bem picadinho
2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho descascado e cortado bem picadinho
1/2 pimentão vermelho cortado bem picadinho
3 tomates cortados em cubos 
200 gr. de champignos cortados em lâminas (para quem não gosta, pode substituir por palmito, milho...ou simplesmente excluir)
salsa a gosto em bem picadinha
700 gr. de patinho, ou coxão de dentro ou mesmo filé mignon,  cortado em cubos
1/2 copo americano de vinho tinto (eu não uso)
Sal  marinho a gosto
200 gr. de creme de leite (ou a gosto do freguês – iogurte, requeijão) - olha, sem frescura com o creme de leite, ok? Seja da lata, fresco ou de caixinha, BLZ!

Faça assim:

Aqueça o azeite. Coloque a cebola e o alho. Mexa e dê uma leve refogada.  Espere até ela ficar meio transparente ( não deixe queimar,por favor!) . Incorpore a carne, mexendo para fritar por igual (agora, seria a hora de adicionar o vinho e deixar ferver por uns 5 minutos). Adicione os pimentões e os tomates. Mexa e tampe a panela. O tomate vai liberar bastante caldo. Destampe e deixe secar um pouquinho. Adicione o tempero verde e o sal, tampe e deixe cozinhar uns 20-30 minutos em fogo baixo (enquanto isso, faça o arroz  e a salada). Após este tempo,  incorpore o champignon. Deixe mais 10 minutos. Destampe a panela e veja se tem muito caldo...se tiver deixe-a destampada e cozinhe mais um pouco para secar. Por último, desligue a panela e adicione o creme de leite. Desligar a panela é muito importante, pois se o creme de leite ferver, ele talha (isso vale também para o iogurte ou o requeijão!).

Bon Appétit !!!!
Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!!!