quarta-feira, 4 de maio de 2016

Bolo Mármore Vegano





Hoje trago uma receita muito gostoso feita com "ovos veganos" e leite vegetal. Uma opção para quem não consome nada de origem animal ou para quem quer um sabor diferente e delicioso! Entre parênteses, coloco a versão para os não veganos.


3 "ovos" de linhaça - ensino aí embaixo - OU ainda 3 col. de sopa de lecitina de soja no formato de emulsão (3 ovos normais) 
1/2 xic. de chá de óleo de girassol 
1 1/2 xíc. de chá de leite vegetal - usei de amêndoas (pode ser leite normal) 
1 xíc. de chá de açúcar demerara 
2 xíc. de chá de farinha de trigo - uso orgânica e não transgênica 
1 col. de chá de extrato de baunilha ORGÂNICO
1 col. de sopa cheia de fermento em pó 
2 col. de sopa cheias de cacau (chocolate) 


Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe a forma que for utilizar, Reserve.
Num bowl, peneire a farinha de trigo.  Adicione o açúcar e mexa. Adicione os ovos de linhaça, o óleo, o leite vegetal e o extrato de baunilha e misture com um batedor de arame (fouet) até ficar homogêneo e sem bolinha nenhuma.  Por último, incorpore o fermento em pó. Despeje 2/3 da massa na forma. No 1/3 que ficou no bowl, misture o cacau. Bem misturado. Se necessário, coloque só um pouquinho de leite para ficar mais molinho. Despeje a massa de cacau no meio da outra que está na forma. Misture com um garfo, mexendo de  baixo para cima SEM RASPAR NO FUNDO E LATERAIS , para fazer o efeito marmorizado. Leve ao forno para assar por +/- 40 minutos (depende de cada forno). Faça o teste do palito. Desenforme quando estiver morninho ou frio. 


PARA FAZER OS OVOS DE LINHAÇA:
Numa xícara, coloque 3 col. de sopa de linhaça moída na hora e 6 col. de sopa de água filtrada. Deixe repousar por 10 minutos e está pronto o seu ovo vegano. Use normalmente. 

1 COL. DE SOPA DE LINHAÇA + 2 COL. DE SOPA DE ÁGUA = 1 OVO VEGANO


Por hoje é isso! Daqui a pouquinho volto com mais!
Um beijo...e um queijo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...