Tabule de Quinoa! Uma delícia muito nutritiva!!!



Quando o assunto é SALADA, muitas pessoas viram o nariz (ainda mais com estes grãozinhos aí!) ...outras só querem...e outras ainda, são indiferentes! Em qual time você se encaixa?

Mas ó...a quinoa é tudo de bom! Sério!!! Olha só do que ela é capaz: 

Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

"O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa (texto retirado DESTE site).

Por tudo isso, e me preocupar muito com o futuro, hoje trago uma sugestão de salada deliciosa: Tabule de Quinoa!  Experimenta...assim como eu você vai amar!!! 

Receita adaptada DAQUI.

Você vai precisar de:

1 xícara (chá) de quinua real em grãos
1 tomate sem sementes, cortado em cubinhos
1 cebola média picada
½  pimentão vermelho picado
2 dentes de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
suco de 2 limões
2 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de água
sal a gosto


Faça assim:
Numa panela, coloque a quinoa real e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar.

Na tigela com a quinoa, misture todos os outros ingredientes e mexa bem. Leve à geladeira.
Um pouco antes de servir, tire o tabule da geladeira e deixe descansar um pouco à temperatura ambiente. Para servir, você pode fazer uma "gracinha" e modelar a salada em um potinho e virar no prato! Para decorar, usei um galhinho de hortelã! 

OBS: Não deixe de colocar a hortelã!  Faz “A” diferença!

E então? Aventure-se você também em busca de novos sabores!!!

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!