05 janeiro 2021

Queijo Fermentado Vegano de Castanha de Caju







O gosto? Fica um Grana Padano. É queijooooo, gente!!! Queijooo!!!

Não comia queijo há uns 4 anos! Fiquei até emocionada com o sabor disso aqui!

A RECEITA

1 caneca de castanha de caju crua (180g)
2 col de sopa de missô orgânico
2 col de sobremesa de levedura nutricional
Sal q.b
.
Coloque as castanhas de molho por 8 hs (da noite para o dia). Escorra elas e lave-as. Escorra de novo. Despreze a água do demolho.
.
Bata no liquidificador com um tico de água- o suficiente para bater.
Despeje numa tigela e misture o missô (é ele que vai fazer fermentar). Coloque num voal, torça bem para sair a água. Pendure este voal e deixe dessorar e fermentar por 24 hs. Retire a massa do voal, adicione a levedura nutricional. Misture. Prove e veja se está bom de sal (o missô já é salgado). Se achar que não, adicione um pouquinho, ao teu gosto. Misture bem.
Coloque a massa num molde (eu uso uma forma para mini torta redonda de fundo remover de 10 cm de diâmetro, mas pode ser um cortador), e leve para a geladeira por mais 24 hs para dar uma endurecida - sem tampar.

Ao final deste tempo, retire o cortador com cuidado, passando uma faquinha ao redor para soltar da massa.
Agora é hora de ficar fermentando e curar.

Coloque teu queijinho num prato forrado com papel manteiga e leve para a geladeira. Ele deve ficar lá por 10-15 dias, sendo virado a cada 24 hs, para curar parelho. Quando ele estiver sequinho dos dois lados, dá para tirar o papel. Depois deste prazo (dos 10-15 dias), é só se atirar no queijo fermentado mais delicioso da vida!!!

Be happy!!!

*OBS: este queijo não “derrete”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário