Arroz com Lentilhas e Cebolas Caramelizadas



Prato principal da ceia de Ano Novo, é simples, delicioso e completo em nutrientes. Acompanhado apenas de salada variada salpicada com sementes de girassol e amêndoas laminadas. De sobremesa, a torta de maçã (da postagem anterior). E era isso! Desejo a todos, Paz, Amor e leveza a todos e um Feliz 2021! 


A RECEITA: 

Deixe 3/4 de xic de lentilhas demolhadas  por, no mínimo, 12 horas. Escorra e lave as lentilhas na hora do preparo. Reserve.
Lave 2 xic de arroz Jasmim (não é a marca - que eu uso da Blue Ville - e sim o tipo) até que a água saia limpa. Reserve.
Pique 1 cebola pequena e 1 dente de alho grande. Reserve. Pique cebolinha e salsinha a gosto. Reserve.

Ferva água numa chaleira.
Numa panela grande e alta, adicione o arroz e refogue bem. Junte a lentilha, mexa e coloque água quente até cobrir (umas 3 xícaras). Tempere com 1 col de chá de cominho em pó, 1 col de chá de cúrcuma, sal, pimenta do reino, 4 cravos. Prove. Deixe cozinhar uns 10 minutos e adicione a cebolinha picada e a salsa. Prove e se precisar, ajuste o salla alta e grande, refogue a cebola e o alho em 3 col de sopa de azeite de oliva por uns dois minutos. A. Tampe e deixe cozinhar até secar. Se precisar, adicione mais água.

Enquanto cozinha, corte 2 cebolas grandes em rodelas finas. Coloque um fio de azeite numa frigideira e distribua as rodelas de cebola (todas desmontadas). Refogue por uns 2-3 minutos e mexa. Baixe o fogo e continue mexendo e cuidando para não queimar. Ela se caramelizará no próprio açúcar que contém em sua composição. Deixe até dourarem bem. Mexendo e cuidando sempre.

Distribua por cima do arroz e seja muito, mas muito feliz!!!!