Nhoque de Beterraba ao Pesto



Para a janta tivemos esta delícia de Nhoque de Beterraba ao Pesto. Fácil, rápido e super nutritivo. Por cima, levedura nutricional (nutritional yeast).


3 xic de beterrabas cozidas bem macias e amassadas como purê.
Farinha de arroz
1/2 cebola média picada
1 dente de alho médio picado
Sal e pimenta do reino qb
Fécula de mandioca

Numa panela antiaderente, refogue a cebola e o alho. Despeje a beterraba, tempere com sal e pimenta, experimente e deixe cozinhar até secar. Vá misturando farinha de arroz aos poucos, mexendo até desgrudar da panela. Reserve.
Polvilhe a fécula de mandioca numa bancada, despeje a massa de beterraba por cima e modele formando um rolo de mais ou menos 1 cm de diâmetro (se precisar, coloque mais farinha de arroz até o ponto que de para modelar). Vá cortando os nhoques e passando na fécula. Vá dispondo-os numa tábua de corte. Quando acabar, reserve.
.
Coloque uma panela cheia de água para ferver. Enquanto isso, faça o pesto:
.
No liquidificador, coloque 1 punhado grande de manjericão, 1 punhado grande de salsa, 2 punhados de nozes, sal, pimenta do reino, 100 ml de azeite de oliva extra virgem, 2 col de sopa de levedura nutricional (que substitui o queijo ralado).
.
Bata. Se ficar muito grosso, coloque um pouquinho mais de azeite. Prove, acerte o sal e reserve.
.
Cozinhe o nhoque: ao ferver a água, salgue-a. Experimente. .
Coloque os nhoques na água quente. E já fique de olho pois, quando eles subirem à tona estão prontos. É super rápido. Devem ser tirados com uma escumadeira. Vá tirando conforme sobem e colocando num refratário.
.
Quando todos estiverem prontos, sirva os pratos, coloque o molho por cima, salpique nutritional yeast e ... Nhac!!!