Rumo ao Zero Lixo - 2


Seguindo na minha jornada rumo ao "zero lixo", hoje fui na fruteira aqui perto de casa, com meus sacos de pano, caixinha de plástico reaproveitada, sacola de feira...

Chegando lá, antes de começar a comprar, pedi se poderia colocar nos sacos de pano. A moça da balança disse que não, pois teria que colar a etiqueta no saco e ela não ficaria nele. Sugeri me dar a etiqueta que eu colaria na lateral do carrinho, como a Karin, do perfil do Instagram @por_favor_menos_lixo , me ensinou. Ah...também ficava "muito difícil". Chamei o dono da fruteira. Expliquei que não queria levar lixo para casa ou em último caso, a menor quantia possível. Ele respondeu que eu deveria colocar tudo em saquinhos plásticos, pesar, colar a etiqueta neles e "não amarrar". Daí, quando eu chegasse no caixa, passava para as minhas sacolas. Well...aí perguntei o que eles iam fazer com os saquinhos...sim, porque não faria sentido toda esta discussão e depois o cara colocar no lixo!!!! Ele respondeu que iria tirar as etiquetas e colocar de volta nos lugares para outros usarem. Bom... então tá!!!! Fiz o combinado. 

Mas não consegui escapar de 4 embalagens (veja na foto). Quando estava indo embora, o homem me chamou e disse: que maravilha se todos fizessem assim!!! Vou mandar fazer sacolas para que as pessoas possam usar também. Daí dei a ideia de ele fazer uma campanha de doação de camisetas velhas, onde ele as aproveitaria para fazer os sacos. Assim, ele economizaria dinheiro e ainda daria novo uso para as camisetas (não vou entrar aqui na questão de doar a quem não tem, ok?). 

Concluo que a sociedade não está esperando atitudes dessas, e quanto mais gente se envolver no processo, mais comum vai ficar e menos difícil vai ser. É isso, então! 

Atitudes mudam o mundo. Comece hoje...continue amanhã...e vamos lá: rumo a zero lixo!!!!!