O Veganismo e seus Viéses - rumo ao Lixo Zero




Quando comecei a me "adentrar" pelos caminhos sinuosos da alimentação saudável, depois do vegetarianismo, e depois do veganismo, jamais podia imaginar para o lado que estava indo...lentamente, porém constantemente! Um caminho de amor, com tudo e todos. Um caminho que se importa com os rumos que o planeta está tomando, que se importa com a preservação, com a exploração animal, com o consumo consciente, com o desperdício, com o mundo o qual queremos deixar para os nossos filhos (sim, porque o resultado das nossas ações serão observados e sentidos na próxima geração...não na nossa! Assim como o resultado de décadas de poluição e descaso, estamos vendo e sentindo hoje!).

Impressionante os rumos que a vida da gente toma! Antes, este blog era de culinária..pura e simplesmente. Com o passar do tempo, com o aprendizado, com o conhecimento sendo adquirido mais e mais, foi mudando. Começaram a aparecer postagens que além das receitas, se preocupavam com a qualidade dos ingredientes e seu modo de fazer, de modo que não fizesse mal a saúde. Depois, foi mostrando a você, modos de se alimentar saudavelmente e te mostrou que dava sim para viver sem carne! Mas esta que vos fala não conseguia viver sem ovos e leite. Ainda não. Me preocupava com o modo de cozinhar os alimentos, com sua biodisponibilidade, com gorduras, mas não enxergava que já estava me encaminhando para um patamar superior...o veganismo.

"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais." - Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo. Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais - informação retirada DAQUI.

Veganismo também, não se trata só de defender os animais...embora sejam a causa principal. Trata de preservação, respeito a tudo que se relaciona com o planeta e com a vida nele contida...seja animal ou vegetal. Se trata de querer o melhor para os nossos e para os demais!!!

Dito isso, te digo que agora fui mais além: LIXO ZERO ou ZERO DESPERDÍCIO. Estás vendo como uma coisa puxa a outra? Pôxa vida...se quero o melhor para o planeta e um planeta melhor para os meus, os teus, os nossos filhos (e criaturas existentes na terra), tenho também que começar a me importar com "que cuidados eu posso ter para fazer a minha parte, em busca de um mundo melhor"?
E com isso, comecei a "matutar por aqui formas de reduzir o lixo. De separar, de reusar, de reaproveitar. 

O start foi me propor a não usar sacolinhas plásticas o máximo possível. Peguei camisetas velhas cortei e mandei fazer saquinhos de pano para levar às compras. Também, Guardei as caixinhas de plástico nas quais comprei morangos e as de ovos (não...não como ovos...mas os meus filhos e marido comem...vegana aqui, só eu!!!) para levar na feira e "encher" de novo.

Outra providência imediata foi fazer uma composteira para os resíduos orgânicos. Assim, diminuo o lixo que mando ao aterro sanitário. Tratei de colocar um recipiente grande em cima da bancada da cozinha para as cascas, talos, saquinhos de chá, borra de café, erva usada do chimarrão, etc. Vocês não tem noção do tanto que diminuiu o lixo orgânico já!!!

Também, guardei vidros nos quais vieram pepinos, palmitos, etc. em conserva, para levar à loja de grãos vendidos à granel. Neles, colocarei os grãos tipo feijão, lentilha, grão de bico e sementes, depois que forem devidamente "tarados" pela moça da loja. E só vou comprar mais quando acabarem estes. Chega de fazer estoque (com a desculpa de aproveitar o preço bom ou de que moro longe da cidade!!! ). 

Aos poucos, vou dividindo com vocês a transformação gradual desta família por aqui. até porque tenho um monte de dúvidas sobre como vou fazer com lixos do tipo "banheiro". Então, vamos levando conforme a nossa realidade permite. 

Por hoje é só, amigos!
Um abraço e até a próxima!