Bolo de coco - sem glúten e sem lactose






RODA DA SINERGIA ALIMENTAR

Impressionante como as coisas mudam (até que) depressa, em termos de alimentação!!!!! Há um tempo, eu usava óleo de soja, farinha de trigo, chocolate em pó (não achocolatado), farinha de milho, e açúcar...o básico para bolo. E as crianças não queriam provar outra coisa! E insisti...muito...e as barreiras foram quebradas! Comecei a mudar a textura dos bolos, pães, panquecas, sanduíches, waffles e tapiocas. Quando inseri outros tipos de farinha como de sorgo, painço, aveia ou de trigo sarraceno, o gosto mudou e o paladar foi-se acostumando! A elas, acrescentei tomate seco em pó, proteína da ervilha ou do arroz, farinha de grão de bico e beterraba. E eles comeram! Peguntaram o que era. Eu respondi. E eles devoraram! 

Leites...ah, os leites!!!!! Não de origem animal...mas de inhame, de coco, de arroz, de amêndoas, de castanhas e macadâmias! Fiz biscoitos enriquecidos deliciosos, ainda aproveitando os resíduos deles!!!!

Acabaram-se o medo e a resistência...eles provam de tudo...e comem QUASE tudo! Não reclamam mais pois eu digo que é o que tem, e se eles estiverem com fome, que comam o que tem!!!! E comem! E adoram! E repetem! E lambem os dedos!!!!

A minha inserção no mundo vegano e funcional só me trouxe alegrias! Não me converti, não! Mas abri o meu horizonte! São N possibilidades! Outra coisa foi SABER sobre a RODA DA SINERGIA ALIMENTAR!!!!! Que coisa mais maravilhosa isso, gente!!!!! O que significa isso????? Te traduzo: "O que, combinado com o que potencializa a absorção dos nutrientes". Exemplo: Comer Feijão com laranja ou limão, disponibiliza o ferro do feijão no organismo, pois o ferro é melhor absorvido em contato com a vitamina C! Entendeu????? 

E a gente acostuma a fazer sempre a mesma coisa, não é? Por isso, eu te digo: Não tenha medo de mudar...conforme vamos nos aprofundando, vamos automaticamente mudando nosso modo de ver a alimentação..passamos a enxergá-la como algo que nos traz vida...não que serve para matar a fome!

A carne, vou te dizer...já é mais difícil...reduzi, mas não parei não! Mas meu desejo é esse! Quem sabe um dia...

Na lancheira da Bebella esta semana vai: um bolo de coco delicioso...sem glúten e sem lactose!
Bem...vamos a receita?

Você vai precisar de:

2 ovos (de galinhas felizes)
1/2 xíc. de açúcar demerara orgânico
2 col. de sopa de óleo de coco orgânico
1/2 xíc. de leite de inhame (é o que eu tinha feito desta vez. Poderia ser de coco, de amêndoas...)
1 1/2 xíc. de farinha de arroz integral orgânica
1/4 de xíc. de farinha de linhaça
1/4 de fécula de batata
1/2 xíc. de coco ralado integral (não adoçado)
1 col. de sopa de fermento

Faça assim:

Unte e enfarinhe a forma que for usar. Ligue o forno para pré aquecê-lo a 180ºC.
No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o óleo de coco e o leite. Até ficar bem homogêneo. Uns 3 minutos.
Num bowl, misture as farinhas e o coco. Incorpore à mistura seca, o líquido do liquidificador. Mexa bem até ficar bem homogêneo. Adicione o fermento. Misture. Coloque na forma e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos +/-.

OBS: Pode assar em forminhas de cupcake. Neste caso, encha-as até 3/4 e asse por 15 a 20 minutos.


Por hoje é isso! Até a próxima! 
Um beijo...e um queijo!