Leite de Amêndoas e uma vida mais leve (dentro do possível !)











  


Oi, queridos amigos! Já disse aqui antes, e torno a repetir: estou numa fase mais natureba e saudável! Tentando melhorar a qualidade da nossa alimentação, que já não era ruim! Difícil mesmo é fazer as crianças comerem! Mas aos poucos, creio que chegamos lá! Não estou dizendo que estou me tornando vegana, ou vegetariana...mas tomando conta da QUALIDADE!!! 

Menos açúcar branco (já usava o cristal orgânico), mais açúcar demerara ou de cana; menos azeite, mais óleo de coco; menos refinados, mais integrais ( arroz, farinha, sal, massa...); menos chocolate, mais cacau! Algumas trocas para o bem estar geral! Eu já tenho o costume de reabastecer a geladeira com produtos orgânicos que eu compro na feira livre! Isso inclui farinha integral, legumes, verduras, frutas, grãos, açúcar de cana, ovos...mas há coisas que não se encontra na cidade ainda...por exemplo: quero colocar mais grãos na nossa comida. Procurei painço...só encontrei aquele produzido para dar aos passarinhos ( sem os cuidados necessários e com agrotóxico). O próprio para comer não tem! AGORA, depois que eu me queixei em um armazém que tem aqui, parece que teremos...e da marca Jasmine! 

E assim vamos indo na nossa jornada de longevidade e qualidade de vida! Dia desses eu coloquei no facebook que tinha jogado no lixo um pote de docinhos que haviam de um aniversário que fizemos! Tem gente que ficou "de cara"!!! Mas docinhos fazem mal! para que eu vou me empanturrar durante a semana de veneno, só porque tem que acabar??? Comemos no aniver e deu!!! E também não vou dar para outra pessoa, pensando como eu penso!!!! Nos envenenamos no dia...agora chega! De vez em quando pode... sempre, de jeito nenhum!!!!

E pensando assim, tenho assistido aos programas da BELA GIL, e tenho me deliciado com as comidinhas naturebas que ela faz! Mesmo! Prova disso é que trouxe hoje para vocês este leite de amêndoas, que daqui a pouquinho vai virar um mingau de aveia com uvas passa delicioso!  ‪#‎EuNoLivroBelaCozinha

ABAIXO, trago algumas informações sobre o leite de amêndoas:

Leite de amêndoa é um dos mais nutritivos substitutos do leite disponíveis . Ele não contém gorduras saturadas ou colesterol, mas contêm ácidos graxos ômega-3, por isso é muito bom para o seu coração. Leite de amêndoa é rico em proteínas, 200 ml de leite de amêndoa contém cerca de 1,3 grama de proteína. Uma porção de leite de amêndoa também contém cerca de um grama de fibras.
Uma porção de 200 ml de leite de amêndoa tem baixo teor de calorias, apenas 34 calorias, tem também uma taxa baixa de carboidratos, com apenas 1,18 grama por porção, já em relação às gorduras, é equivalente ao leite de arroz, com cerca de 3 grama de gordura, sendo que a maior parte composta de gorduras boas ao organismo.
As amêndoas são ricas em vitaminas e minerais, por isso o leite de amêndoa não precisa ser fortalecido. Amêndoas contêm vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo. Os flavonoides e o antioxidante vitamina E encontrados no leite de amêndoas ajuda a prevenir o câncer e retardar os sinais de envelhecimento.
Como o leite de amêndoa tem baixa taxa de gorduras e calorias e é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais, é um ótimo substituto do leite para aqueles que gostariam de perder peso.


“ Mas o mérito aqui é mesmo da própria amêndoa. Rica em ômega 3, magnésio e proteína, ela tem quase o potencial nutritivo de uma refeição completa, tanto que seu leite é ingrediente onipresente em shakes que se propõem a substituir te vantagem de somar poucas calorias. Esse, aliás, é seu maior trunfo: o processo que transforma a castanha em leite permite que ele retenha as propriedades nutritivas da noz, enquanto grande parte das calorias vai embora. No final, 200 ml do leite de amêndoas feito em casa contabilizam 117 calorias, quase a mesma quantidade do leite integral de vaca, mas com 10 g de gordura insaturada, contra 6,6 g de gordura saturada do adversário. “É uma fonte de gordura saudável e diminui o colesterol. Pode-se optar por ele em vez de um suco de frutas, que tem alto índice glicêmico. 
As propriedades nutricionais têm feito com que o leite de amêndoas seja recomendado
para consumo nos mais variados horários e com as mais diferentes funções. Daniela Jobst destaca três momentos no dia nos quais ele pode ser tomado: “Antes do exercício, fornece proteína para ganho de massa muscular; no café da manhã, a gordura irá saciar e deixar com menos fome ao longo do dia; à noite, o triptofano ajuda na indução do sono. Pode ser tomado a qualquer momento, só depende do objetivo”.




Para fazê-lo, você vai precisar de:

1 copo  americano de amêndoas crua (200 ml)
4 copos de água (Sugestão:  quem gosta do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)



Faça assim:


Lave as amêndoas, deixe de molho na geladeira em pote tampado de um dia para o outro,  com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, lave as amêndoas e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino ( VOIL- lê-se "voal, ou pano de fralda) ou uma peneira bem fina. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.

* A MASSA QUE SOBROU, que é rica em fibras e nutrientes, você pode usar para incrementar bolos, doces, comidas salgadas, quiches, batidas, sopas... eu, acabei de fazer um bolo de cacau e amêndoas, por exemplo!

Pronto, só isso e você pode se beneficiar de uma maravilha da natureza!

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!