Hambúrguer e Purê de Batatas







Então você pensa assim: Quem é que não sabe fazer isso? Sim...eu sei que "todo mundo" sabe fazer hambúrguer e Purê! Bem...QUASE TODO MUNDO! Então, para estas pessoas, trago duas receitas saudáveis e fáceis! 
No dia que fizemos hambúrguer e Purê na minha ESCOLA DE CULINÁRIA INFANTIL MISS BEBELLA, as crianças amaram...um dos meninos ficou dizendo o tempo todo que "não ia comer isso daí"...pois olha...comeu e pediu mais!!!!!!! 
Então vejam mamães e papais, como é importante participar do processo, manusear, sentir cheiro da comida e por fim e tão importante quanto: EXPERIMENTAR! Vamos lá, family??? Mãos à obra...bóra fazer essas crianças comerem direito! Xô preguiça, xô má vontade...mãe...pai...eu sei que às vezes estamos MORTOS de cansaço, mas...é importante para os teus filhos...para a saúde deles!

Para os hambúrgueres, você vai precisar de:

700 g de fraldinha moída com gordura*
2 col. (sopa) de água
2 col. (sopa) de azeite
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional)



Faça assim:

Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão.
Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.
Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.)
Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora.
Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total.

Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideira enquanto ele estiver grelhando!
(Receita retirada DAQUI)


Para o Purê, você vai precisar de:

1 BATATA POR PESSOA
1 cubo de caldo de galinha (essa é uma das RARAS situações nas quais eu os uso!)
leite
sal
manteiga com sal
pimenta (opcional)

Faça assim:

Descasque as batatas, corte-as em cubos e leve-as a cozer com água ( que passe uns 2 dedos das batatas) e o caldo de galinha. Quando estiverem cozidas, numa tigela, esmague-as (com o amassador de batatas ou mesmo com um garfo), adicione 2 col. de sopa de manteiga com sal, sal a gosto (e a pimenta se quiser) e mexa para dissolver a manteiga. Coloque leite na quantidade suficiente para o purê ficar cremoso...muita calma nessa hora!!! Prove...corrija o sal, se precisar. Pronto.

Então? Não é fácil...só requer um pouquinho de disposição! 
Por hoje é só, amigos!
Um beijo e...um queijo!