Carne de Panela "de mãe"!




Bebella ajudando a descascar as ervilhas


Oi, amigos! E então...como está o tempo por aí? Aqui chove...há 5 dias sem parar! E além disso, tem o frio de 3º a 9,5ºC que castiga o povo! Os rios subiram em várias cidades, deixando muita gente desabrigada; a umidade está grande, fazendo com que as pessoas procurem os hospitais com problemas respiratórios, e em escala menor...temos a roupa que não seca, os bichos que não podemos dar banho, etc...etc...a coisa está feia, tchê! 

"Mas enfim, gaúcho que é gaúcho não se abala, não é?" ahahahahahah Supera os problemas com a juda e solidariedade dos irmãos; com a companhia de um bom chimarrão, de um fogão a lenha para aquecer a casa e secar as roupas, com um bom e quente poncho, um pelego, com um churrasco ...e no nosso caso "gaúcho italiano", com a companhia de um bom "vino"...e vamos que vamos, que daqui a pouco é primavera!!!!!

Dito isso...vamos em frente com uma comidinha quentinha, saborosa e nutritiva! Esta carne de panela é aquela que aparece na propaganda da KNORR, sabe?  Não pense você que eu estou fazendo propaganda, porque não estou...tanto que nem vou colocar o link da receita verdadeira! Mas tenho que dizer DE ONDE ela foi baseada! Sim, porque para variar, já modifiquei quantidades e "qualidades" ahahahahah...porque eu não uso caldo de carne em cubos. Faço o meu próprio caldo e congelo. A receita, eu coloco logo abaixo.

Você vai precisar de:

1 xíc. e 1/2 de caldo de carne caseiro fervente (OU 01 Cubo de caldo de carne dissolvido em uma xíc. e meia de água fervente)
Azeite de Oliva extra virgem
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
800 de alcatra (OU coxão de dentro) cortada em cubos médios
1 tomate picado
2 cenouras pequenas cortada em rodelas grossas
2 batatas médias cortadas em cubos médios150 gr. de ervilhas (eu usei congeladas. Compro, descasco - no caso a Bebella descascou! Depois faço o processo de "branqueamento" para poder congelar!).

Faça Assim:

Aqueça o caldo de carne (ou dissolva o cubo de caldo de carne na água fervente). Reserve.
Em uma panela de pressão, aqueça um fio de azeite( +/- 1 col. de sopa). Refogue nele a cebola e o alho. Junte a carne e refogue até dourar. Acrescente o tomate e o caldo de carne. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão. Faça sair todo o vapor e abra a panela. Acrescente a batata e a cenoura. acerte o sal ( cuide porque se for utilizar cubo de carne, ele já é bastante salgado!!!). Feche a panela e cozinhe por mais 10 minutos ou até os vegetais estarem cozidos. Enquanto isso, numa panela de água FERVENTE,despeje as ervilhas e deixe ferver por 3 minutos. Coe. Misture ao molho na hora de servir. 
Acompanhe a carne com arroz branco e uma salada verde.


Para o caldo de carne  você vai precisar de:

1,5 litros de água
500 gr. de coxão duro cortado em cubos ou osso buco
2 talos de salsão
2 cenouras
1 batata
1 cebola
2 dentes de alho
1 punhado de vagens verdes limpas
1 bouquet garni (um bouquet feito com salsa, louro e sálvia amarrados com um barbante) 

Faça assim:

Corte as cenouras em rodelas, descasque os dentes de alho (e deixe-os inteiros), corte em "4" a batata e a cebola. Lave os talos de salsão. Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela (funda) e deixe ferver por duas horas. Coloque mais água se secar muito. Retire tudo com uma escumadeira (descarte os legumes, ou use para fazer outra coisa; separe a carne que mais tarde pode ser usada em um molho...) e coe o caldo. Espere esfriar e congele.
OBSNão coloquei sal. Salgue na hora que for usar o caldo e somente a porção que for utilizar.

Por hoje é só, queridos!
Um beijo e...um queijo!