Risoto de Linguiça e Ervilhas





Oi, queridos amigos! Tudo bem por aí? Espero que sim! Hoje eu fiquei sentada na frente do armário de mantimentos - quem nunca??? - , olhando o que tinha dentro e procurando uma inspiração para o almoço...sim, porque fazer almoço TODO DIA, ninguém merece (é impressão minha ou acontece com todo mundo de chegar num ponto que pensar no que fazer de comida vira um stress total???)!!!!! Depois fui para a geladeira e fiz o mesmo...fiquei lá...igual a uma múmia...olhando...olhando...aí coloquei os olhos numa linguiça defumada que eu tinha comprado no sábado...abri o freezer e vi as ervilhas congeladas..."plim"!!!!! Estava decidido: Risoto!
Então...vamos à receita? 
(De onde a receita? Esta eu mesma que desenvolvi! Yesssssss!!!!!)

Você vai precisar de:

Uma embalagem com 4 linguiças defumadas (não calabresa!)
1/2 cebola grande
1 dente de alho grande
500 gr. de arroz carnarolli (ou arbóreo - próprios para risoto)
Salsinha a gosto
Cebolinha verde picadinha
200 ml de vinho branco seco
1,2 lt. de caldo de carne (você pode fazê-lo...e isso eu explico AQUI; ou pode desmanchar 1 cubo de caldo industrializado em 1 litro de água - é mais fácil? É!!! É saudável? Muito menos! Eu fiz o meu!!!)
200 gr. de ervilhas congeladas
Queijo parmesão ralado de BOA QUALIDADE
"2 dedos" de manteiga sem sal
Azeite de Oliva extra virgem

Faça assim:

Pique bem picadinhos a cebola e o alho. Refogue em um fio de azeite. Acrescente a linguiça cortada em rodelas (de mais ou menos 0,5 cm). Frite-as um pouco junto à cebola. Coloque o arroz e dê uma fritada também, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela e queimar. Junte o vinho, e fique mexendo até quase secar. Adicione o tempero verde e comece a colocar o caldo concha por concha, mexendo sempre entre uma adição e outra até quase secar. PORQUÊ??? Você precisa mexer SEMPRE este arroz, para ele liberar o amido que contém, e assim deixar o risoto cremoso! Quando estiver na última concha, e esta estiver QUASE seca, adicione a ervilha. Mexa. Junte a manteiga. Mexa até desmanchar.  Adicione uma colher de servir CHEIA de queijo ralado. Mexa e desligue o fogo! O ARROZ ESTÁ NO PONTO QUANDO ESTÁ UM POUQUINHO "AL DENTE". Sirva imediatamente.

Bem, por hoje era isso! Espero que eu tenha contribuído com uma boa sugestão para o seu almoço/janta!

Um beijo...e um queijo!