Um susto e um Pão de Milho na MFP - ou Não!






~


 Judiaria...





Olha aí ela já boazinha! E bola para a frente!!!



Oi, amigos! Desde 5ª feira que a minha vida deu uma "parada no tempo"! Minha filha começou com sintomas de apendicite; 6ª feira foi dia de muitos exames e cirurgia - por videolaparoscopia  sábado dia de hospital, domingo retorno para casa! Nossa...parecia que um trator tinha passado sobre mim! Quem é mãe (ou pai) entende bem a "dor" da separação...ou quando levam nosso baixinho (a) para a sala de cirurgia, não é? Nesta hora não nos deixam estar ali para protegê-los! Nessa hora, eles tem que entrar sozinhos no "açougue" (ui, credo!) chorando, apavorados de medo, rodeados de gente estranha mascarada e encapuzada...e nós ali sentados, desesperados, com medo também, olhando o relógio e constatando que nestas horas o tempo é infinitamente cruel! Ele se recusa a passar!!! Foram 40 minutos (só!) sem notícias. De repente o cirurgião avisa que a operação correu bem e que em alguns minutos ela iria para a sala de recuperação e que eu poderia ficar junto! Ai...que alívio imenso! E lá vem ela pelo corredor, grogue por causa da anestesia...um toquinho de gente de 6 anos, indefesa, pequena naquela maca gigante! Ao acordar na sala de recuperação, a pergunta que me disse que ela nem tinha visto nada, que não tinha sofrido e nem lembrava de nada: "mãe...onde é que eu tô? O Dr. já fez a cirurgia?" Ali eu me dei conta que de lá, ela não levaria trauma nenhum! Beleza! Depois, fomos para o quarto e 2 dias depois para casa! E hoje finalmente, depois de ter descansado desta porcaria toda, resolvi que faria um pão bem delicioso...até porque ela tem que comer, pois passou todos estes dias quase sem comer nada! E o eleito foi o DE MILHO. Na MFP é melzinho na chupeta...mas dá para fazer à mão também...não tem desculpa para não fazer, heim?
Posso te dizer o seguinte: é delicioso!!! Faz que vale a pena!

* Esta receita vale para pães médios, de 900 a 1100 gramas. 

Para o pão, você vai precisar de:
1 1/2 de copo de leite COM 2 ovos (320ml) - colocar os ovos dentro do copo e completar com leite (então os ovos dão 100ml+220 ml de leite)
2 col. de chá rasas de sal
1 col. de sopa de margarina
4 col. de sopa rasas de açúcar
3/2 copos de farinha de trigo (840 ml)
1 copo de farinha de milho (240 ml)
2 col. de chá de fermento biológico seco

Faça assim:

Se fizer na MFP, coloque os ingredientes nesta ordem. Programe ela no ciclo de pão normal, cor média e tamanho grande! E ligue. Só!

PS: EU TIVE QUE ADICIONAR MAIS UNS 50 ML DE ÁGUA, POIS A MASSA TINHA FICADO FARELENTA. Vá adicionando até que fique na consistência certa.

À MÃO:

Numa bacia, coloque os ingredientes secos (o fermento misturado às farinhas). Faça um buraco no meio e coloque os demais ingredientes. Misture com as mão até obter uma massa uniforme (se necessário, adicione um pouquinho de água até dar o ponto de massa de pão). Amasse...amasse...por uns 10 minutos. Coloque a massa em uma tigela e cubra com o plástico filme. Deixe crescer por 1 hora. Amasse mais. Unte uma forma de pão (ou outra qualquer) com óleo e polvilhe farinha de milho. Molde o pão ( ou os pães, se quiser fazer 2...), coloque-o na forma. Coloque a forma dentro do forno e deixe crescer mais uns 30 minutos. Ligue o forno a 180ºC. e asse até ficar corado.

Bem...por hoje é só, amigos!
Bom carnaval a todos!
Um beijo...e um queijo!