Pão de Milho com Passas e Erva Doce









Olá, gente! Agora finalmente posso dizer que estou de férias...pelo menos vou poder cozinhar mais, descansar mais...é que a minha "assistente" voltou!!! Bem...estava eu sentada...ou melhor atirada no sofá folheando os livros de culinária quando encontro esta receita! Só de lê-la já me deu água na boca! Quando vi a foto, então...aí resolvi fazê-lo! É fácil e rápido de fazer, e deve ser chamado de pão porque na massa usa-se fermento de pão, pois mais parece um bolo! Outra coisa que mexeu com a minha vontade foi o tempo estar fresquinho...tem uma brisa gostosa lá fora, pois quando está calor do jeito que estava até dias atrás, não há condições de fazer nada! Eu me sinto imprestável, amarrada mesmo e você? Eu estou falando de calor sufocante de 40ºC sem vento...dá a impressão de que não conseguimos respirar!!! Por isso que eu adoro o inverno...com a temperatura baixa a gente "anda"; a gente se mexe; tem mais disposição, energia...daí vem a fama dos baianos  que dizer ser preguiçosos...molengas...mas também com aquele calor...Bem...chega de conversa e vamos ao que interessa!
Receita do Livro "CELEIRO"- Culinária. Ed. Senac

Você vai precisar de:

50 gr. de uvas passa brancas
50 gr. de uvas passa pretas
2 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. de farinha de milho fina (fubá)
3 col. de sopa de açúcar
2 col. de chá de sal
1 col. de sopa de fermento biológico seco (ou 1 pacotinho)
1 1/2 xíc. de leite morno
1 1/2 col. de sopa de vinagre branco
1/4 de xíc. de óleo vegetal
1 ovo
1 1/2 col. de sopa de erva doce

Faça assim:

Unte e enfarinhe com fubá 2 formas de pão médias. Reserve.
Lave as passas e escorra num escorredor. Reserve.
Junte todos os ingredientes secos. Mexa e reserve.
Junte os líquidos na tigela da batedeira e misture. Adicione os secos, misture e leve bater na batedeira por 8 minutos. A massa fica MOLE. No último minuto, junte as passas e a erva doce.
Distribua a massa nas duas formas e deixe crescer por uns 30 minutos com as formas cobertas por um pano limpo.
Ligue o forno a 180ºC nos últimos 10 minutos do tempo do crescimento. Ao findar o tempo, coloque os "pães" para assar por +/-50 minutos. Espere esfriar antes de desenformar!

Gente...por hoje é só!
Espero que curtam este "pãozinho" delicious!
Um beijo...e um queijo!