Focaccia










Oi, queridos! Esta é apenas uma das receitas que me "chamam" faz muito tempo...quando enxergo, enlouqueço! Chego a salivar! Entretanto, só eu gosto de coisas diferentes aqui em casa então, as receitas vão passando para trás na fila de espera e acaba que "esperam" demais! Finalmente fiz a tão cobiçada! Tirei a receita do blog "CUCINA ARTUSIANA" da minha amiga do coração, Carla Maicá! ADAPTEI um pouquinho. É uma receita bem boa, aliás deliciosa...porém eu quero fazer uma mais fofa, agora! Esta é mais sequinha...boa para comermos com algo em cima...Então, para você: FOCACCIA!

Focaccia all’olio – Luisa Correggiari, em Profumo di Basilico – Deliziose ricette di Liguria


Você vai precisar de:


200 gramas de farinha de trigo
1/3 de  xícara de azeite de oliva extra virgem ( usei o Andorinha que ganhei no Encontro Nacional dos Blogueiros de Gastronomia)
30 gramas de fermento biológico fresco (2 tabletes)
Alecrim a gosto (usei 1 punhado fresco)
Sal a gosto


Faça assim:

Dissolva o fermento em 120 ml de água morna. Prepare uma massa com a farinha e o fermento e vá acrescentando à água morna com o fermento aos poucos, até formar uma massa lisa e elástica. Acrescente o azeite, o alecrim picado e o sal. Misture bem. Deixe levedar por 1h30min em um lugar morno. Passado o tempo, abra a massa com os dedos sobre uma forma untada com azeite de oliva. Deixe com menos de 2cm de espessura. Faça furos com os dedos na superfície da massa.Pincele-a com uma col. de azeite de oliva misturado em 1 col. de água. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 30min. +/-.


E então? Você gosta de Focaccia? Tá aí...barbadinha de fazer e mais ainda de comer!

Até a próxima queridos amigos!
Um beijo...e um queijo!