Bolo de Fubá com Erva Doce








Esta semana não foi das melhores por aqui...por causa de um "ínfimo" vírus, fui parar no hospital, me reviraram com exames de sangue, Raios X, ecografias; tive reação alérgica aos medicamentos, saí do hospital me sentindo muito mal e sem diagnóstico... não dei aula nenhum dia, mal e mal cuidei das crianças e estava de um jeito que "nem sabia quando tinha comido que chegue!"!!! Ô semaninha essa!!! Mas passou, graças a Deus...problema é a filhota que pegou...ó dó!!!

Pensando em trazer um cheirinho gostoso para este lar abandonadinho, e aproveitando o frio que retornou ao estado depois de duas semanas de um calor "fora de época de 30ºC", estreei o fogão a lenha novo ( e como esquenta!), e fiz um bolo de Fubá com Erva Doce para o lanche! Ótima escolha...ficou delicious!!! É uma receita antiga que sempre faço e foi retirada de um calendário da Maisena que tenho   há muitos anos. Confere:

Você vai precisar de:

1 xíc. de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2  xíc. de chá de açúcar (vai duas na receita original)
4 Ovos em temperatura ambiente
1 xíc. de chá de amido de milho (maisena)
2 xíc. de chá de farinha de milho
1 col. de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 vidro de 200 ml de leite de coco + 1/2 xíc. de chá de leite MISTURADOS
2 col. de sopa de erva doce

Faça assim:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma. Reserve. 
Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve. 
Na batedeira ainda, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione os ovos e bata até ficar com cor de "gemada". 
Numa tigela à parte, peneire o amido de milho. Junte a farinha de milho, o sal, o fermento e a erva doce.
Misture ao creme, intercalando com "os leites". Bata um pouco para misturar bem. Adicione as claras em neve, MEXENDO com uma espátula ou colher, para incorporar e não desmanchá-las. Coloque a massa na forma escolhida e leve ao forno a 200ºC por + ou - 40 minutos (ou faça o teste do palito). Desenforme depois de frio.

A COBERTURA, fica a seu gosto. Eu não fiz porque prefiro este bolo assim, purinho...ele é muito aromático e delicioso!

Desejo a todos uma ótima semana!  Até a próxima, queridos!
Um beijo...e um queijo!