Biscotti ou Cantucci de Amêndoas












Hello, queridos! 

De volta ao blog, depois de uns dias de férias - se é que ficar em casa com filhos, cachorros, marido, roupas para lavar, almoço e janta para fazer, etc...podem ser chamados de férias!!! Mas voltei e agora estou mais descansada (também voltaram a minha assistente e a babá heheheheh) e para começar, escolhi uma receita maravilhosa que combina muito com estes dias de folga, de pernas para o ar...só que os Italianos os "potcham" no vinho, ou no café...mas com este calor, será que fica bom "potchar" na cerveja ( potchar=mergulhar) ???

São originários da Itália, mais precisamente da região da Toscana, e se chamam Cantucci ou Cantuccini. Mas em alguns lugares, são simplesmente chamados de Biscotti (plural de biscotto – segundo a minha amiga CARLA MAICÁ ). Seu nome neste sentido significa “cozido duas vezes” – o que é o caso deste biscoito.


Então...um pouquinho da história deles:

Acompanham o café ou o vinho de sobremesa. A receita inicial foi criada há muito tempo na Toscana, talvez na província de Prato ou então, segundo outras fontes, na cidade de Massa Marittima, perto de Grosseto.
Os menores são mais refinados. Os biscoitos voltam ao forno para secar. Dourados por fora e crocantes no interior, ostentam o recheio sedutor. Antes do consumo, são mergulhados no café ou vinho de sobremesa para amolecer.
Afirma-se que os cantucci já eram preparados na Toscana durante a Idade Média e Renascença. Várias localidades da região disputam sua paternidade. Mas a tendência é atribuí-la a Prato. 
A mais antiga receita do biscoito está guardada no Archivio di Stato di Prato. É um manuscrito do século 18, de autoria do erudito Amadio Baldanzi. No século 19, o pratense Antonio Mattei, fundador do biscottificio com seu nome, começou a prepará- la comercialmente. Levou os cantucci à Exposição Universal de Paris, de 1867, e recebeu menção especial.
Em sua terra natal, eles também são conhecidos por biscotti diPrato ou biscotti di Mattonella.
Receita do livro "Culinária Italiana Passo a Passo" - Ed. Parragon.

Então, você vai precisar de:

250 gr. de amêndoas inteiras
200 gr. de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
175 gr. de açúcar refinado branco + um pouco para polvilhar (não polvilhei!)
1 col. de chá de fermento em pó
1/2 col. de chá de canela em pó
2 ovos
2 col. de chá de extrato de baunilha

Faça assim:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre uma forma grande com papel vegetal. Pique grosseiramente as amêndoas. Misture a farinha, o açúcar, o fermento e a canela numa tigela. Junte as amêndoas, misturando bem. Numa outra tigelinha, bata os ovos com o extrato de baunilha, e junte à mistura de farinha. Misture bem até ficar bem homogêneo (eu amassei com as mãos ligeiramente). Divida a massa ao meio, salpique a farinha para ela não grudar nas mãos e forme 2 troncos com uns 5 cm de grossura. Coloque-os na forma preparada e salpique o açúcar - que eu não fiz! Leve ao forno por 30-40 minutos - não até assar por completo. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e corte as fatias de +/- 1 cm de largura. Distribua as fatias sobre a fôrma e leve de volta ao forno até dourar os biscoitos. Retire do forno e deixe esfriar antes de guardar.
OBS: eles ficam durinhos e crocantes!
Um beijão para você!

Fontes  do texto: Wikipedia
                             O Estadão