Compota de Nozes com Mel


Sem coments, né???

Mais um para a minha biblioteca gastronômica!


Todos sabem que eu adoro um "ducinho", como dizia a minha Bebella. E compota, então nem se fala! Há dias, recebi um livro da Editora LAFONTE/LAROUSSE chamado COMPOTAS E CHUTNEYS. Gostei muito...traz receitas deliciosas como: COMPOTA DE MORANGO AROMATIZADO COM BAUNILHA; COMPOTA DE DAMASCO COM LAVANDA; CHUTNEY DE FIGOS FRESCOS E SECOS; COMPOTA DE LIMÃO SICILIANO... e o mais legal: as receitas são divididas em estações do ano, conforme a safra de cada fruta! Ainda traz dicas de como fazer uma boa compota. São 62 páginas de pura doçura. É um livro que vale muito a pena, para quem gosta de doces deste tipo! Observe a descrição do livro feita pela editora...não preciso dizer mais nada: "Não existe nada melhor do que compotas feitas em casa! Mas não é necessário passar o dia inteiro preparando-as! Pegue frutas da estação, siga as instruções e faça uma bela compota de morangos com baunilha ou um chutney de manda apimentado... uma delícia para espalhar sobre uma torrada... sem moderação!"
Show para dar de presente de natal! Num bonito pote e com uma bonita decoração...é um carinho especial à quem amamos!


Então, para esta compota você vai precisar de:
- Para 500 gr. de compota (1 ou 2 potes)


1 kg de nozes com casca (eu usei 350 gr. de nozes descascadas, tipo pecã)
1 col. de sopa de vinagre de mel ou de maçã (usei de maçã)
300 gr. de mel de acácia (nunca que eu ia encontrar isso aqui...usei mel de safra silvestre)
100 gr. de açúcar demerara
1/2 fava de baunilha

Faça assim:

Na véspera, quebre as nozes (eu pulei esta etapa), procurando não atingir a parte interna. Parta cada noz pela metade retirando a película escura que a recobre, ou o máximo que puder tirar. Coloque-as em uma tigela e recubra com 200 ml de água e o vinagre de mel e deixe macerar na geladeira por 12 horas.
No dia seguinte, coe a água das nozes e misture-a com o mel e o açúcar. Despeje esta calda numa panela de fundo grosso, junte as metades de nozes e a fava de baunilha. Deixe ganhar consistência em fogo baixo por 30 minutos ( eu deixei por 15 minutos e tirei, com medo que caramelizasse!).
Coloque a compota de nozes em potes de vidro, tampando-os em seguida.
Enjoy!!!

Ps: Esta compota é muuuuito boa!
Ps2: Eu fiz algumas alterações, devido à falta de uns ingredientes por aqui.
Ps3: Não vai sobrar para muitos dias, não!
Ps4: Não...não sou eu que como tudo, não...tenho uma "formiga" aqui em casa que testa tudo...e come...e adora tudo o que eu faço!