Pumpernickel - Pão Alemão (em versão americana)


No mínimo diferente...mas bem bom!








E abaixo, o verdadeiro...ALEMÃO:




Repare nos ingredientes acima: vai centeio integral (60%) , malte, açúcar de beterraba - claro, eles não têm cana lá - e o resto, normal.

Marido chegando em casa depois de uma viagem de uma semana, e um pãozinho assando no forno para esperá-lo. Quiz fazer um agradinho! Mas não é sempre, heim!!! Não dá para deixá-los se acostumar, senão ESTAMOS TODAS FRITAS, MENINAS!!! Um vez que outra, tudo bem...mas não sempre! Ahahahahah....brincadeirinha...pode fazer o quanto quiser para o seu amado...daí ele fica bem contentinho e libera  o CARTÃO DE CRÉDITO!!!! Ahahahahahah!!! Tá bom...tá bom...chega de brincadeira...eu amo de paixão o meu marido, e o meu maior prazer é ver a cara dele provando o que eu faço...e ele sempre gosta (por enquanto!). E você...qual seu maior prazer na culinária? Só não vale dizer que é VOCÊ provar! Ahahahah...ai me desculpem...hoje estou "com a macaca"...aí vai a receita:

Receita retirada do blog da Cinara.

1 1/4 xícara de água morna
1 1/2 colher (sopa) de óleo
1/3 xícara de melado (eu coloquei 1/2)
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/2 colher (chá) de sal (coloquei 1)
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de centeio
1 xícara de farinha de trigo integral
2 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na ordem sugerida em um recipiente, e  misture bem (eu coloquei em uma bacia de inox). Quando conseguir uma massa consistente, amasse-a por uns 5 minutos para ativar o fermento. Volte ao recipiente anterior, cubra-o com um filme plástico de deixe a massa descansar e crescer por 45 minutos. Retire, divida a massa em 2 partes iguais, amasse mais uns 5 minutos cada parte, modele os pães. Coloque-os em formas untadas, tape e deixe crescer mais 30 minutos. Leve assar.

*PS: Ah, sim...sobre o pão...diz a Cinara, que  é uma adaptação americana "do pão preto alemão"...o alemão ela nunca provou - nem eu - só o conhece de fotos.