Um Bolo e uma Decepção!



Creio que todos já ouviram falar da QUINUA, não é? É o "boom" do momento!  Ela tem alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). Além disso, contém ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração. Sendo assim, a quinua é cheia de micronutrientes essenciais para a saúde, chamam-na de "proteína em grão" de alto valor biológico, sendo assim, bastante aproveitada pelo organismo humano...e mais blá, blá, blá.....

Fato é que eu sou muito ligada em tudo o que se relaciona à saúde e ao que faz bem para o organismo como um todo! Demorei, mas resolvi comprar a dita cuja e ...DETESTEI !!! Quinua não entra mais aqui em casa! Fiz um bolo sobre o qual  eu pensei: se ela for ruim, vai ter o  mel, a pera e o iogurte que disfarçarão o gosto...além da cobertura de chocolate, claro. Mas não teve jeito...o gosto da danada se sobressaiu em meio a tanta coisa gostosa...e também não adianta tentar descrever o gosto dela...logo que eu mordi o bolo,me lembrou um pouco o amendoim ( mas foi só a primeira impressão, viu? Se fosse como amendoim eu teria amado!)...já a amiga que eu dei para experimentar disse que parecia leite azedo...NÃO DÁ...PROVE E TIRE AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!! Eu e meu marido comemos o bolo, com  pena de jogar fora, mas que deu vontade ah, isso deu! Se eu tivesse substituído por aveia, ia ser perfeito!

Bem, mas como paladar não se discute, se quiseres provar...está aqui a receita. Não tirei de lugar nenhum...inventei e teria ficado muito delicious, se não fosse a tal da quinua. Mas valeu a experiência, senão eu não poderia opinar, não é?


Bolo de Quinua com Pera e Mel

Você vai precisar de:

2 ovos
2 col. de sopa bem cheias de mel
1/2 xíc. de açúcar
1 copo (200 ml) de iogurte natural com mel
2 peras picadinhas
1/2 xíc. de óleo de canola ( esse eu esqueci de colocar!!!)
1 col. de extrato de baunilha
1 xíc. de chá de quinua em flocos
2 xíc. de chá de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento em pó

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe uma forma média.
Numa tigela, bata levemente os ovos e incorpore o açúcar, o iogurte, o mel , o óleo, as peras e a baunilha. Em uma tigela à parte, peneire a farinha de trigo com o fermento e misture a ela a quinua. 
Una as duas misturas mexendo bem, até ficar homogêneo. Despeje na fôrma e leve assar por 50 minutos +/-.
Retire do forno e espere amornar.

Faça a cobertura: Em uma panela, coloque 1 col. de sopa de manteiga sem sal, 2 col. de chocolate em pó ( eu usei nestlé), 1 col. de sopa de açúcar e 2 col. de sopa de leite. Ligue o fogo e mexa sempre até ver o fundo da panela. Espalhe sobre o bolo. 

OBS: Está vendo??? Não tinha tudo para ficar delicious??? Quinua nunca mais!!! URGH!!!
         Agucei a tua curiosidade? Faz...faz pra ver, faz!