Se a vida te dá "laranjinhas"...faça uma "Geléia Oriental de Laranjinhas"








Moramos para fora da cidade, e planto muitas frutas. Dentre elas, está a laranjinha - ou limãozinho doce. Diferentemente da Kinkan, ela é docinha e dá para comer em duas dentadas, com casca e tudo pois é muito saborosa. O pezinho de laranjinhas estava até vergado de tão carregado...e deixar cair e estragar está fora de cogitação...então, resolvi fazer esta geléia "Oriental". Dei este nome, porque na culinária oriental são usados vários temperos exóticos, dentre eles: o cardamomo, a canela, o cravo, a semente de papoula e o gengibre - que foram os que usei aqui. A geléia ficou diferente do que estamos acostumados, porém muitíssimo saborosa. Sem contar que a casa ficou todinha perfumada. Uma delícia! Imagina este doce em cima de uma torradinha, de um biscoito salgado...huuuuummmmm, tudo de bom!

Então, você vai precisar de:

Para cada Kg de fruta:
30% menos de açúcar (neste caso, 700 gr.)
1/2 col. de chá de  cardamomo em pó
1/2 col. de chá de gengibre em pó
10 cravos
2 paus de canela
1/2 col. de chá de sementes de papoula

Faça assim:

Lave todas as laranjinhas e corte cada uma em 4 partes.Tire as sementes e coloque de molho na água por 12 horas na água, trocando-a de vez em quando, para retirar o ardido da laranja.
Numa panela alta, coloque todos os ingredientes e leve cozer por mais ou menos 45 minutos, mexendo sempre. Observe o ponto e faça o teste do pires. Retire do fogo e deixe esfriar para colocar em vidros. Ela pode ser congelada. Divirta-se!