Torta de Maçãs



























Quando casei, há 20 anos, ganhei um montão de presentes e entre eles, uma batedeira Walitta. Na caixa, vinha  um livro de receitas, com doces e salgados, pães etc. Como eu era nova na cozinha, comecei a fazer as receitas do livrinho. E que livrinho!!! TODAS as receitas dão certo. Deste livro, já postei aqui a receita de Pão Salgado, que é maravilhoso! Este é daqueles que não dou, não empresto, não vendo e se quiserem tirar Xerox, eu que tiro!!!

Então, hoje receberei visitas para o jantar. No Menu, teremos de entrada um patê de berinjela (depois eu posto a receita) com torradinhas; a seguir Macarrão à Pizzaiollo com salada verde e vinho tinto Cabernet Sauvignon, e de sobremesa brownie (a receita vem depois também) e esta Torta de Maçãs MA-RA-VI-LHO-SA !!!!! Ah, sim, além de cafezinho e licor...Creio que todos ficarão felizes! E eu também,afinal receber visitas queridas é tudo de bom!!! Bem...aí vai a receita da torta:

Você vai precisar de:

MASSA:

5 col. de sopa de margarina
1 ovo
1/2 xíc. de chá de açúcar
2 col. de sopa de leite
1 col. de chá de sal
2 1/2 xíc. de chá de farinha de trigo

Misture bem os 5 primeiros ingredientes e por último, adicione a farinha aos poucos, amassando bem até dar o ponto de abrir com o rolo. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira envolta em um papel filme.

Enquanto a massa está na geladeira, faça o RECHEIO:  

1 lata de leite condensado (usei light)
1 xíc. de chá de leite (usei desnatado)
1 col. de sopa de farinha de trigo
3 gemas 
1 col. de café de extrato de baunilha (usei o "miolo" de uma fava inteira)

Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar e aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar. Morno já está bom.

O  2º RECHEIO:

6 maçãs médias cortadas em fatias 
1 xíc. de açúcar

Coloque tudo numa panela, dê uma mexida e cozinhe até secar a água (a maçã solta muita água), mexendo de vez em quando. Deixe amornar.

MONTAGEM:

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de "abrir" com óleo mesmo, mas não encharque.
Abra a massa com um rolo, de modo que fique com uma espessura de + ou - 0,5 cm. Forre o fundo e a lateral da forma até quase a borda. Coloque o creme, espalhando uniformemente. A seguir, espalhe as maçãs também de forma uniforme. Espalhe um pouco de canela por cima  (opcional). Comece a fazer a parte de cima. Corte tiras da massa e forre de modo cruzado. Enrole as laterais da torta para fazer o acabamento lateral. Pincele uma gema de ovo por cima e leve ao forno até que a massa esteja dourada.
Pronto...agora é esperar esfriar e servir, se preferir, com uma bola de sorvete de creme ou com chantilly.

Olha...essa torta é TUDO!!! Bom proveito! 

PS: Não deu para fazer o patê de berinjela porque eu esqueci de comprá-la!!! Mas daqui a pouco, publico também!!!