Polenta com Ragu de Carne e queijo Colonial - as crianças A-D-O-R-A-M !!!





Sabe aqueles dias em que não se sabe o que fazer de almoço e  não se está com vontade nenhuma também? Ontem foi esse dia! Perguntei para as crianças o que queriam para o almoço (porque essa é a parte do dia que me estressa "pur dimais", como diria a minha querida Vinni, do blog "Amehlia  Digital") e a resposta foi mais que rápida: Polenta com molho!!! Ele amam!!! Então, lá fui eu fazer...

Você vai precisar de:

Para 1 litro de água, 2 xícaras de farinha de milho média (eu usei pronta em 5 minutos da marca Corsetti)
800 gr. de carne (eu usei paleta) cortada em cubos
3 tomates sem pele e sem sementes 
1 pimentão amarelo
1 cebola grande 
2 dentes de alho 
1 maço de coentro 
4 col. de sopa de molho inglês
Queijo Colonial cortado em cubos...muitos cubos...
Azeite de oliva extra-virgem

Prepare  o molho: Coloque a carne com um pouquinho de água para cozinhar na panela de pressão ( 15 minutos a partir da fervura). Enquanto isso, pique todos os ingredientes e reserve. Coloque a cebola e o alho em outra panela e refogue com azeite de oliva até a cebola ficar transparente. Cuide para não queimar, senão o molho vai ficar com gosto ruim. Adicione a carne e dê uma fritadinha. Incorpore o tomate, o pimentão, o coentro e o molho inglês. Deixe cozinhar tudo junto até os vegetais estarem bem cozidos. enquanto isso, prepare a polenta. Se necessário, adicione no molho, um pouco da água da fervura da carne.

Faça a polenta: Coloque a água em uma panela, com sal e 2 col. de azeite - prove para ver se não ficou salgado! Coloque a polenta na água ainda fria e ligue o fogo. Vá mexendo até que a água ferva e a mistura fique cremosa ( isso dá uns 10 minutos). Tampe a panela e deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Desligue.

Montagem: Coloque a polenta, o ragu ppor cima e enfie por todo o prato, cubos de queijo; ou coloque uma camada de polenta, "fatias" de queijo por tudo, outra camada de polenta e o ragu por cima...show de bola!!!


OBS: Se for farinha de milho "não pré cozida", ela terá que cozinhar uns 40 minutos, mexendo sempre  para não grudar na panela.

Sirva então, a polenta com  uma salada verde. Sugestão: Salada de Radiche com bacon tostado. Hummmmm!

Ah...o que é ragu??? Retirei esta explicação do blog "RAINHAS DO LAR": " O nome vem do termo francês ragoût, designado para as carnes ensopadas, preparadas geralmente com legumes e vinho tinto. O tipo de carne pode variar, mas um bom ragu é conhecido pela consistência encorpada e pelo molho rico e abundante.
A gente pode preparar o ragu usando uma panela bem grande, de fundo largo e com tampa. O cozimento deve ser feito em fogo baixo, até que as carnes fiquem bem macias e se integrem ao molho, o que leva mais ou menos 2 horas. Para ganhar tempo, uma outra opção é o preparo na panela de pressão".