Bolo de Ameixas




Desculpem se eu  não apareci por aqui nesta semana...é que eu estava meio "de saco cheio"...meu menino de 12 anos está começando a "aborrecer"...quem tem sabe...respostas atravessadas, argumentação incansável, tudo é não...realmente isso é desgastante...então eu estava sem vontade nem de vir aqui...mas já joguei a poeira para cima, pois sei que isso é apenas o começo de uma loooonga fase (e pensar que já passamos por ela também!!! Será que éramos assim? Sabem que eu não me lembro!!!).

Bom, vamos ao que interessa...Este bolo foi retirado lá do site "Flagrante Delícia" e posso dizer que é algo...SEM PALAVRAS...só provando! Mas há alguns "poréns" que preciso esclarecer:

1º:  Eu DETESTO quando colocam a receita em gramas...ex: 112 g de...que horror!!! Só quem tem balancinha mesmo para ficar medindo grama por grama...Então, para favorecer estas minhas seguidoras queridas, eu  coloquei tudo em medidas simples...xícaras, ml, col...

2º:  A quantidade de ameixas citada é um ABSURDO para a quantidade de massa...sobra a metade...sorte que os meus amores aqui de casa comem, senão não sei...

3º: A massa cresceu tanto, que cobriu e envolveu a linda cobertura de ameixas, fazendo com que elas ficassem meio que "no recheio" do bolo...mas tudo bem...pois FICOU ALGO DE UM SABOR...HUUUMMM!

4º: Como todos sabem, eu NÃO COLOCO COBERTURA nos bolos...motivo: corte de calorias ( só coloco nos bolos para os meus filhos...) - se bem que a cobertura deveria ter sido as frutas, mas...

Bem, vamos começar? LEMBRE-SE: adaptei medidas e mudei um pouquinho o modo de fazer.

Você vai precisar de:

1/2 tablete + 1 col. de sopa de manteiga amolecida ( levando-se em conta que um tablete tem 200 g.)
3/4 de xíc. de chá de açúcar
2 ovos
1 1/4 xíc. de chá de farinha de trigo
1 col. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
6 ameixas ( e é capaz de ainda sobrar um pouquinho...) - a Leonor colocou "12"
1 col. de chá de canela moída
Suco de 1 limão
açúcar que baste

Faça assim:

Unte com manteiga um pirex retangular pequeno (com uns 25 cm de lado) e polvilhe com farinha de trigo.

Lave , corte ao meio e descaroce as ameixas. A seguir, corte tudo em fatias. Coloque-as em uma tigelinha e "tempere-as" com açúcar - a gosto, a col. de chá de canela, e derrame sobre elas o suco de limão. Mexa e reserve.

Pré aqueça o forno a 180º.

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Junte os ovos e bata mais. Por último, acrescente ao creme a mistura de farinha e fermento peneirados anteriormente. Mexa bem, e depois dê uma batida com a batedeira na massa para ficar lisa e uniforme.

Estenda a massa sobre o pirex e alise-a. Disponha SOMENTE as ameixas por cima, arrumando as fileiras, como se fosse fazer tortinhas. Polvilhe tudo com açúcar e canela a gosto e despeje o suco no qual as ameixas estavam de molho, por cima de tudo.

Leve ao forno por +/- 55 minutos, ou faça o teste do palito.
ATENÇÃO: NÃO levante a temperatura do forno, senão queima embaixo.

Sirva morno ou frio, acompanhado ou não de sorvete de creme ou chantily.

Divirtam-se...bom apetite!
Bjkas.