Scones Veganos de Cranberryes (ou chocolate, ou...)



O scone é um pão rápido, quase sempre levemente adocicado, que usa fermento em pó como agente fermentador ao invés de fermento biológico. Parece uma mistura fofa de bolo+cookie+muffin! De origem escocesa, ele é muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Estes são de cranberry com laranja. Uma gostosura para o lanche! 😍😋 Esta receita é da Mussinha, do Youtube.


A RECEITA 

2 1/2 xíc de chá de farinha de trigo
1/3 xíc de chá de açúcar
50 ml de óleo vegetal
2 col de sopa de raspas de cascas de laranja
150ml de leite de coco bem cremoso
1 col de sopa de fermento em pó
2/3 de xíc de chá de cranberry desidratado.

Numa tigela, misture a farinha peneirada, o açúcar e o óleo. Misture com as mãos até ficar meio “farofa”. Acrescente o cranberry e as raspas de laranja. Misture. Incorpore o leite de coco e o fermento. Misture bem com as mãos. Faça uma bola e leve para a geladeira por 20 min. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 200°c.
Passados os 20 min, retire a massa da geladeira, polvilhe farinha na bancada e abra a massa com as mãos mesmo em forma de circulo (deixe ficar com uns 1,5-2 cm de altura). Corte o círculo em 8 pedaços (como uma pizza, igual a última foto, que tive que desenhar, pq esqueci de fotografar 😬). Disponha numa assadeira untada e enfarinhada (Eu usei este papel manteiga pq tinha em casa há teeeempos, e quis terminar.  À propósito, nunca mais comprei papel manteiga...). Disponha as partes na assadeira e leve assar por uns 15-20 min. Não é para queimar embaixo, nem deixar escuro em cima. Apenas levemente dourado. Retire do forno e deixe esfriar, se conseguir 😬😜😋