Nhoque de Beterraba ao Pesto


Fácil e super nutritivo. Por cima, usei levedura nutricional (nutritional yeast).

Antes da receita, algumas considerações: 

- EU bato no processador pois é mais fácil, rápido e não tenho pilão grande para macerar - faça do jeito que achar melhor 
- Oxida batendo? Sim. Em contato com as lâminas, com o calor proveniente do atrito...Porém tudo, absolutamente tudo entra em processo de oxidação em contato com o ar ou calor. Inclusive nós! E prefiro 1000 vezes o meu pesto oxidado e delicioso do que alimentos ultraprocessados comprados prontos. 
- Amarga? Não. Faço seguidamente por aqui. 
- Dá um pouquinho de trabalho? Sim. Mas...né...quer comer saudável?
 
3 xic de beterrabas cozidas bem macias e amassadas como purê.
Farinha de arroz
1/2 cebola média picada
1 dente de alho médio picado
Sal e pimenta do reino qb
Fécula de mandioca

Numa panela antiaderente, refogue a cebola e o alho. Despeje a beterraba, tempere com sal e pimenta, experimente e deixe cozinhar até secar. Vá misturando farinha de arroz aos poucos, mexendo até desgrudar da panela. Reserve.

Polvilhe a fécula de mandioca numa bancada, despeje a massa de beterraba por cima e modele formando um rolo de mais ou menos 1 cm de diâmetro (se precisar, coloque mais farinha de arroz até o ponto que de para modelar). Vá cortando os nhoques e passando na fécula. Vá dispondo-os numa tábua de corte. Quando acabar, reserve.
Coloque uma panela cheia de água para ferver. Enquanto isso, faça o pesto:

O Pesto:

No liquidificador, coloque 1 punhado grande de manjericão, 1 punhado grande de salsa (faço pesto de folhas variadas: rúcula, manjericão, salsa ou misturadas - como nesta receita), 2 punhados de nozes, 1 dente de alho, sal, pimenta do reino, 100 ml de azeite de oliva, 2 col de sopa de nutritional yeast ou levedura nutricional (que substitui o queijo ralado).

Bata. Se ficar muito grosso, coloque um "pinguinho" de água. Prove, acerte o sal e reserve.

Cozinhe o nhoque: ao ferver a água, salgue-a. Experimente. 

Coloque os nhoques na água quente. E já fique de olho pois, quando eles subirem à tona estão prontos. É super rápido.