Risoto Vegano de Cogumelos



Risoto. Comida de origem italiana que quer dizer "pequeno arroz". É feito com um arroz pequeno ('riso' e 'oto' é sufixo que denota tamanho pequeno), gordinho, que solta bastante amido no cozimento, o que deixa o prato cremoso. 

Prepare os ingredientes:


Numa panela de pressão, prepare o caldo: coloque 1 cenoura grande, 1 cebola cortada ao meio, 1 talo de salsão com as folhas - coloquei também os talos de uma bandeja de cogumelos Paris que eu já tinha congelado para fazer caldo. Cubra com uns 700 ml de água. Ao pegar pressão, conte 15 min. E desligue. Coe e reserve o caldo.
- Enquanto o caldo cozinha, coloque 1 1/2 xic de cogumelos shitake desidratados de molho em água quente (cubra eles com água) por 30 minutos. Depois coe e reserve o caldo também.
Lave e separe os cogumelos frescos de 1/2 bandeja de shimeji. Refogue-os em uma frigideira com 2 col de sopa de azeite de oliva extra Virgem tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Abra 1 garrafa de vinho branco seco e separe 3/4 de xícara de chá (pode tomar um pouco também)
Separe 2 xic de chá de arroz arbóreo - Pique 1 cebola média e 1 dente de alho grande. Reserve.
Pique 1/2 maço de salsinha. Reserve.

Faça o Risoto:


Numa tigela, misture os dois caldos. Deixe esta tigela ao lado da panela que vai preparar o Risoto, com uma concha grande.

Refogue a cebola e o alho em 2 col de sopa de azeite de oliva. Adicione o arroz e mexa. Em seguida, coloque 2 conchas de caldo. Mexa. Coloque sal a gosto e pimenta do reino. Prove. A partir de agora, não vai parar mais de mexer, porque o arroz precisa soltar o amido, que vai deixar o Risoto cremoso. Espere quase secar o caldo, mexendo sempre. Adicione o vinho. Mexa sempre e deixe quase seca. A partir deste ponto, vá adicionando de concha em concha o caldo, sempre esperando quase secar antes de cada adição. Quando o arroz estiver já “al dente”, misture os cogumelos nele. E continue adicionando o caldo até cozinhar o arroz ( não totalmente... ele precisa ficar levemente resistente... não super mole). Quando estiver pronto, junte mais duas colheres de azeite, acerte o sal. Prove. Adicione a salsinha, mexa e sirva imediatamente!