TWIX Vegano









 Para uma versão sem chocolate, coloquei granola por cima e mantive no freezer para o caramelo ficar durinho!





Só digo uma coisa..de comer ajoelhada!!! Rezando!!! Que delícia! a granola que coloquei por cima é vegana com cacau.


Biscoitos:



1 xic. de farinha de arroz
1 xic. de farinha de grão de bico
1 xic. de polvilho doce
½ xic. de açúcar demerara
1/2 xic. de óleo de coco
1 col. de sopa de fermento em pó
1 xic. de leite vegetal (usei de coco)



Faça assim:



Misture todos os ingredientes em um bowl até ficar uma massa homogênea.
Estique a massa com a ajuda de um rolo entre duas superfícies plásticas ( no meio de um plástico filme). Com cuidado, transfira a massa para uma forma retangular grande (ou várias) de modo que fique uma altura de +/- 0,5 cm untada e forrada com papel manteiga untado também. FURE A MASSA bastante com um garfo antes de levar assar. Asse em forno pré aquecido a 180°C até ficar levemente dourado nas bordas (uns 20 a 30 minutos). Deixe esfriar enquanto prepara o caramelo.



Caramelo:



100 ml de água
90 gr. de castanha de caju
40 gr. de melado de cana em pasta
50 gr. de açúcar demerara



Faça assim:



Bata a água, a castanha de caju e o melado no processador ou liquidificador até ficar um creme liso e homogêneo. Em uma panela, coloque o açúcar demerara e ligue o fogo médio-baixo. Derreta, mexendo sempre com uma espátula para não queimar.
Quando o açúcar derreter por completo, ligue o liquidificador com o creme de castanhas e com cuidado e aos poucos, despeje o caramelo nesta mistura. Bata bem. Espalhe o caramelo por cima da forma que contém o biscoito. Leve a forma ao congelador e espere ficar bem firme.



Chocolate:



500 gr. de chocolate de sua preferência. Usei o vegano de 75% cacau.



Pique todo o chocolate em pedaços pequenos. Derreta em banho-maria 250 gr. do chocolate e em outro bowl, coloque as 250 gr, restantes. Assim que o chocolate estiver derretido e brilhoso, coloque-o no bowl do chocolate picado, que está a temperatura ambiente. Deixe esta mistura descansar, de modo que o chocolate fique inteiramente derretido. O resultado deve ser um chocolate cremoso, levemente espesso. A isso, chamamos de temperagem.


MONTAGEM


Retire a forma do congelador, agora com o caramelo bem firme. Com a ajuda do papel manteiga, retire a “barra” de biscoito e caramelo de dentro da forma e coloque em uma bancada lisa e reta. Usando uma faca afiada, faça cortes retangulares formando várias barrinhas de biscoito com caramelo.



Banhe as barrinhas cuidadosamente no chocolate temperado (que deve estar cremoso e levemente espesso), coloque em uma grade para escorrer o excesso e refrie em geladeira. Caso veja que a camada de chocolate tenha ficado muito fina, resfrie as barrinhas e repita o processo com mais um banho de chocolate.



Depois de resfriado, está pronto.


Por hoje é só! Até a próxima!