segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bolo de Bergamotas




Hoje a tarde pede um bolo...está uma chuva torrencial lá fora e frio! Bolo e chá...ou bolo e café..ou...bolo e...bolo! Bolo é sempre bem vindo, e eu prezo muito as frutas da estação! Aliás, elas existem justamente para isso...no inverno, precisamos mais de vitamina C...estão aí o kiwi, a laranja, a bergamota, a lima, o limão...a natureza é muito sábia! Além disso, na sua real época, elas estão carregadas de todos os nutrientes que são inerentes a elas e importantes para nós. Fora de época, além de serem mais caras, seus nutrientes já não estão "com toda a carga" e geralmente elas estão cobertas de veneno...por isso, valorize as frutas DA ESTAÇÃO! 

Deixo então, esta bolo de bergamotas delicioso, fofo e muito perfumado - embora a vitamina C presente nas frutas tenha ido embora com o calor :(  

2 xic. de chá de farinha de trigo
1 col de sopa de fermento em pó
2 ovos
1 xíc. de açúcar
100 ml de óleo de girassol
suco de 6 bergamotas 
casca de duas delas (lavadas, óbvio!)

2 col. de sopa de açúcar cristal - para polvilhar

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe a forma que for usar. Reserve. 
Num bowl, peneire a farinha de trigo e coloque ainda o fermento em pó. Misture e reserve.

No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o suco e as casca. Bata até ficar homogêneo.
Despeje esta mistura no bowl que contém a farinha e misture tudo muito bem. Se ficar muito grosso, adicione 1/3 de xíc. de água – depende de quanto suco têm as bergamotas). Misture e despeje na forma. 

Polvilhe por cima da massa o açúcar cristal (se quiser). Leve assar por +/- 40 minutos – ou até dourar. Faça o teste do palito. Desenforme depois de frio.


Por hoje era isso! Daqui a pouco volto com mais!
Um beijo e...um queijo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...